Resumo da Semana - 3ª Semana Nov.

Resumo da Semana - 3ª Semana Nov.

 

Confira o resumo da 3ª semana de novembro:

 

Cyber ataques

Hackers do grupo The Dark Overlord invadiram a rede de uma famosa clínica de cirurgia plástica na Inglaterra. Os criminosos roubaram informações pessoais dos pacientes da clínica. Segundo o grupo de hackers, isso inclui membros da família real britânica. Representantes da clínica afirmam que todas as providências para bloquear o acesso dos hackers e restaurar a segurança da rede já foram tomadas.
O The Dark Overlord é um grupo conhecido por roubar informações sensíveis e pedir resgate por elas. Em maio, o grupo invadiu os servidores da Netflix e liberou a quinta temporada da série “Orange is the new black”, após a empresa de streaming ter se negado a fazer um pagamento de 70 mil dólares em bitcoins.

 

Facebook vs. Revenge porn

O gigante da internet Facebook parece determinado a combater o chamado “pornô de vingança”. A rede começou a testar um sistema que permitirá aos usuários o compartilhamento de imagens íntimas de forma segura. O sistema consiste em identificar cada foto com um algoritmo, uma espécie de “impressão digital” para cada imagem. Esse algoritmo impediria o compartilhamento dessas imagens na rede social.
Apesar disso, a estratégia não conseguiria evitar o compartilhamento dessas imagens por meio de outras redes sociais, como o WhatsApp. Os testes estão sendo conduzidos na Austrália, onde o pornô de vingança tem se tornado um problema sério. Uma em cada cinco mulheres entre 19 e 45 anos já foi vítima desse tipo de agressão.

 

Falso WhatsApp

O aplicativo “Update WhatsApp” (atualize o WhatsApp) foi baixado por mais de 1 milhão de usuários em todo o mundo. O problema? Esse aplicativo é uma versão falsa da rede social. O falso app foi descoberto por um pesquisador da empresa de antivírus Avast. Segundo ele, a versão falsa foi criada com o propósito de exibir propagandas (o que não acontece no verdadeiro WhatsApp). Apesar disso, nenhum usuário que baixou o Update WhatsApp teve seus dados roubados – que se saiba até o momento.
Para evitar baixar versões falsas de aplicativos – que podem expor uma máquina a ataques maliciosos – o usuário deve usar apenas lojas de aplicativos oficiais.

 

Prejuízo milionário

A maior empresa de transporte marítimo do mundo, a dinamarquesa A.P. Moller-Maersk, registrou perdas entre 250 e 300 milhões de dólares no último trimestre, em função de um cyber ataque. A transportadora foi vítima do vírus Petya, um ransomware que criptografa os servidores e exige o pagamento de um resgate para a remoção do bloqueio. A empresa, no entanto, não informou se pagou ou não o resgate.

 

Internet das Coisas

Um sistema baseado no conceito de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) vem sendo instalado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ele inclui o monitoramento da entrada e saída de funcionários e prestadores de serviço em áreas restritas e de veículos no pátio de pouso e decolagem. O novo sistema deve trazer ganhos no dia a dia, como dar mais agilidade na hora de localizar o ônibus mais próximo para levar passageiros para o avião quando necessário, segundo a administração do aeroporto.
O novo sistema de monitoramento é resultado de um contrato de concessão de quatro áreas (pátio, acesso ao terminal, embarque e desembarque e de bagagens) para as empresas de tecnologia GPT e Eazycomm.

 

Fake News

O volume de notícias falsas publicadas na internet (as famosas ‘fake news’) não representam apenas um perigo sob o ponto de vista da informação. Segundo a empresa de segurança SecureSet, as notícias falsas são o último vetor de ataque de engenharia social e atividades de hacking. A introdução de malwares incorporados em imagens, links e downloads em fake news, e-mail ou site de mídia social deve se tornar cada vez mais preocupante para as organizações. 
Essas táticas não são mais o único espaço das organizações criminosas ou de spammers, mas agora são usadas pelos estados nacionais para atacar ou disseminar propaganda, sistemas de compromisso, causar dano físico ou realizar espionagem.

 

Siga-nos

       

 

Contato:

 SIA/SUL Trecho 03 Lote 990,  Cobertura - Edifício Itaú

 CEP: 71.200-030 - BRASÍLIA/DF

 +55 (61) 3363-8636

 contato@fasthelp.com.br

Enviar mensagem

Últimas Notícias