6 bons motivos para terceirizar serviços em TI

6 bons motivos para terceirizar serviços em TI

 

É inegável que vivemos em uma era em que os dados são a nova moeda. E esses dados estão armazenados em redes online – seja em servidores de empresas ou em nuvens. Como sua empresa gerencia esses dados pode afetar drasticamente o seu negócio – para o bem ou para o mal. 

Hoje em dia, porém, a natureza dos dados tem se tornado cada vez mais complexa e difícil de catalogar. A consequência é um ambiente online cada vez mais difícil de ser administrado – e protegido. Por isso, muitas empresas têm recorrido à terceirização de serviços de TI. Em grandes empresas, a terceirização já é uma realidade há tempos.

Dados da consultoria A.T. Kearney mostram que o Brasil é o quarto maior mercado para terceirização de serviços de tecnologia, atrás apenas da Malásia, Índia e China. Em pequenas e médias empresas, porém, a tendência é mais recente. Em 2012, a terceirização de TI em todo o mundo explodiu 23% em relação ao ano anterior. Até 2019, o mercado deve se expandir, em média, a uma taxa de 6% ao ano, segundo um relatório recente da consultoria Report Linker.


Muitos empresários contratar um técnico em tempo integral, na esperança de que isso represente economia. No curto prazo, pode até funcionar, mas no médio e longo prazo vale a pena confiar em um parceiro especializado em TI e segurança da informação. Nós selecionamos 6 (bons) motivos para seguir a tendência:


1. Tecnologia de ponta


Para escolher uma empresa de TI, você deve analisar sua história, quem são seus clientes e, mais importante, quem são seus parceiros. Opte por empresas que tenham parceiros reconhecidos internacionalmente. Isso vai garantir que sua rede esteja nas mãos de profissionais em contato com as melhores soluções do mercado. 
Hackers e desenvolvedores vivem em um eterno jogo de gato e rato. Novas ameaças não param de surgir – cada vez mais destrutivas. E mesmo empresas de pequeno e médio porte são visadas por criminosos cibernéticos. Sem um sistema de proteções adequado, você pode colocar em risco seu negócio.


2. Equipe treinada e capacitada


De nada adianta ter equipamentos e sistemas de ponta sem profissionais propriamente capacitados para usá-los da melhor forma. Confiar o futuro do seu negócio ao “sobrinho que mexe com computadores” pode ser uma escolha que vai lhe assombrar por muito tempo. Ao escolher uma empresa terceirizada de qualidade, você terá à sua disposição uma equipe de profissionais com anos de experiência – e que passam por formações e certificações constantes. 


Técnicos de empresas especializadas estão em contato com as melhores práticas do mercado, sabem quais são as ameaças mais perigosas, e poderão proteger seu ambiente de rede de forma eficiente. No caso de um ataque, é importante ter alguém que saiba como agir, para minimizar os impactos e garantir a integridade da rede. Profissionais menos capacitados geralmente têm uma atuação reativa


3. Possibilidade de focar no seu próprio negócio


Um grande problema que aflige pequenas e médias empresas é a necessidade de administrar questões que não dizem respeito ao objeto do negócio – questões administrativas, trabalhistas ... e de TI. Como dissemos, sua empresa é dependente de tecnologia, independente do ramo em que você atura. E se o seu negócio não é em TI, você não precisa ser um especialista em computadores. Mas sua empresa precisa contar com alguém capacitado para isso. 


Empresas de TI terceirizadas focam em uma coisa apenas: tecnologia. Elas já conhecem os atalhos, para que você não precise gastar tempo arrumando pequenos bugs e se estressando caso uma impressora pare de funcionar pois há um problema de configuração com ela. Tudo corre mais rápida e facilmente quando deixado na mão de quem sabe fazer.
Enquanto o funcionário terceirizado repara sua impressora ou deixa a conexão Wi-Fi da sua empresa mais rápida, você pode se dedicar a expandir seu negócio, encontrar com clientes, e produzir melhor.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas constatou que, entre 2005 e 2010, empresas que optaram por terceirizar os serviços em TI tiveram um aumento de 2% no valor de suas ações.


4. Menos riscos, mais flexibilidade


Qualquer investimento representa riscos. Mas um fornecedor de TI vai absorver parte desses riscos. Além de trazer conhecimento específico – especialmente em segurança da informação e compliance –, a empresa fornecedora vai arcar com boa parte do risco estrutural. Todos os encargos trabalhistas não estarão sob sua responsabilidade. Da mesma forma, se um funcionário fica doente ou pede demissão, você não precisará se preocupar em contratar um substituto – iniciando um processo de seleção. Se você não for um especialista em TI, como garantir que você escolheu a pessoa certa para o cargo? Escolhas erradas na hora de contratar alguém custam tempo e dinheiro. Independente de qualquer coisa, um técnico da empresa fornecedora estará sempre à disposição para resolver seu problema.


5. Competir com os grandes


Cortar custos é uma razão evidente para terceirizar qualquer tipo de serviço. Nós a colocamos apenas como a quinta principal razão pois o aspecto financeiro não deve ser o único a ser analisado na hora de tomar a decisão pela terceirização – e na escolha do fornecedor certo.
Mas é fato que a maioria das pequenas e médias empresas não têm condições de sustentar todo um departamento de TI. Ter uma equipe dedicada (e financiar treinamentos periódicos) custa muito dinheiro. Não ter profissionais capacitados e competentes, por outro lado, pode ser altamente prejudicial. 
A escolha do fornecedor certo permite que pequenos e médios empresários possam estar em condições melhores para competir com players de maior porte. 


6. Garantir uma rede uniforme e segura


Escolher o fornecedor certo permite que sua empresa tenha um ambiente desenvolvido por uma só equipe. Empresas de TI alinhadas com boas práticas documentam todos os processos desenvolvidos. Dessa forma, ainda que os profissionais mudem, o fornecedor terá um histórico de tudo que foi feito – o que pode dar atalhos para a resolução de problemas. Isso aumenta o controle sobre a rede e diminui a possibilidade de erros.

 

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