Por que preciso de um Suporte de TI Especializado?

Por que preciso de um Suporte de TI Especializado?

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Hoje em dia, com uma breve pesquisa em um mecanismo de busca ou em um site de vídeos, é possível encontrar tutoriais para resolver (quase) qualquer problema: dar nó em gravata, fritar um ovo, restaurar o celular e resolver problemas de software e hardware em nossos computadores. Isso quer dizer que não precisamos de especialistas de um suporte de TI, não é mesmo? Talvez seja melhor repensar essa ideia, especialmente quando estamos falando de sua empresa.

Não contar com profissionais especializados pode trazer diversos problemas, que vão desde questões técnicas que podem paralisar operações temporariamente, passando pela segurança da informação, chegando na competitividade - uma empresa precisa ter uma infraestrutura adequada e atualizada para continuar a ser competitiva. E, para que isso aconteça, é preciso ter suporte de TI. Veja a seguir os principais motivos para que sua empresa tenha uma equipe especializada em tecnologia da informação.

 

As pessoas erram

É inevitável: seus funcionários podem cometer erros, especialmente quando se trata de lidar com tecnologia. Ter um suporte de TI não só pode ajudar a resolver problemas técnicos causados por software e hardware, mas também a lidar com o erro humano. Os especialistas em tecnologia podem implementar e criar uma série de boas práticas que ajudam a manter sua empresa e seus colaboradores mais seguros. É justamente essa uma das funções do suporte de TI Esses profissionais podem ajudar a criar uma cultura de segurança entre os funcionários e colaboradores.

 

O suporte de TI é essencial para a segurança

Parece óbvio dizer que ter um suporte de TI ajuda sua empresa a se sentir mais segura, mas não custa nada repetir. Existem, infelizmente, diversos exemplos de descuidos nesse quesito e o suporte é uma das ferramentas fundamentais para proteger seus dados e os usuários dos sistemas da empresa. Os profissionais do TI têm a responsabilidade de monitorar possíveis ameaças e tomar medidas caso alguma brecha de segurança ocorra. Eles mantêm os antivírus, os dispositivos de segurança e os softwares atualizados, garantindo uma camada extra de proteção que usuários leigos não são capazes de prover.

 

A infraestrutura de tecnologia precisa de manutenção

Como qualquer máquina, os computadores e outros dispositivos digitais precisam de manutenção periódica. Isso quer dizer que o suporte de TI não apenas manipula as máquinas quando elas quebram ou apresentam uma falha, mas tentam prever o que precisa ser feito antes que algum problema aconteça. O mesmo vale para os periféricos, é claro, mas também para os softwares. Programas, aplicativos e outros recursos precisam ser atualizados não apenas para que o trabalho ocorra de maneira fluida, mas também para garantir a segurança da rede interna, das informações da empresa e dos dados dos funcionários. Softwares e sistemas operacionais obsoletos podem ser uma porta de entrada para vírus, malwares e ataques.

 

Prevenir nunca é demais

Outra importante função da equipe de suporte de TI é planejar para o caso de algum problema grave acontecer. Sim, é muito difícil que algo grave ocorra dentro de um ambiente protegido, dentro de um escritório, mas nunca se sabe. Falhas elétricas, por exemplo, são mais comuns do que se pensa e podem causar grandes danos a equipamentos de informática. Informações e trabalhos importantes podem ser perdidos e é preciso ter uma estratégia para prevenir maiores danos. O suporte de TI se certifica de que dados, equipamentos, servidores e outros elementos importantes da infraestrutura da sua empresa estejam protegidos. Ele cria e implementa estratégias para que isso ocorra, qualquer que seja o problema enfrentado.

 

Competitividade

A quantidade de novidades na indústria da tecnologia da informação é cada vez maior. Novas ferramentas, sistemas e melhorias são lançadas praticamente todos os dias. Por isso, é preciso contar que profissionais que saibam quais são as melhores maneiras de manter sua empresa a par das inovações e que tenham a capacidade de implementa-las. O suporte de TI cumpre esse papel e ajuda sua empresa a se manter competitiva. Afinal, conseguir realizar tarefas e oferecer serviços mais rápidos, eficientes e estáveis pode fazer a diferença e destacar sua empresa frente à concorrência. 

 

O suporte de TI garante que sua internet funcione de verdade

Uma conexão estável e rápida à internet é um pré-requisito mínimo para o bom funcionamento de qualquer negócio. A escolha do tipo conexão a ser instalada e sua distribuição pela rede da empresa é uma atribuição fundamental do suporte de TI. Parece simples selecionar, instalar e fazer a manutenção da internet, mas trata-se de um conhecimento específico, que requer domínio do funcionamento das redes, sejam wi-fi ou cabeadas. Apenas os profissionais do TI têm a competência necessária para implementar uma infraestrutura que não deixe ninguém na mão.

 

Backups garantidos

Preservar a integridade da sua informação não é uma missão pequena. E não é uma missão simples. Especialmente quando uma empresa tem dezenas ou até centenas de funcionários. Poucas pessoas têm o hábito de fazer backup de seus dados. E, pior, só pensam nisso quando algo grave acontece. O suporte de TI se responsabiliza por isso e garante que tudo será gravado com uma certa frequência, para que nada seja perdido e o que é importante para o funcionamento geral da empresa esteja sempre acessível, mesmo em situações difíceis.

 

O home office pode ser arriscado

É uma tendência mundial o trabalho remoto. Cada vez mais empresas terão funcionários fora do ambiente do escritório, em suas casas, na rua, em cafés, hotéis, em outras cidades, estados e países. A flexibilidade tem diversas vantagens, mas também traz riscos. O suporte de TI é capaz de oferecer a proteção necessária, com softwares e práticas que não deixam os colaboradores expostos a redes inseguras e outras ameaças externas.

 

Suporte de TI não é só para empresas grandes

Pequenos negócios também precisam da segurança que esse tipo de suporte pode dar. Não é necessário gastar muito nem ter funcionários próprios que cuidem desse setor. Hoje, é possível contratar serviços de suporte terceirizados. E, muitas vezes, esse serviço pode ser prestado remotamente, sem a necessidade da presença física.

 

Os americanos têm um ditado que qualquer grupo – ou empresa – só é tão forte quanto seu elo mais fraco. Se esse ponto fraco for o setor de TI, sua empresa e seus clientes estarão expostos a toda sorte de riscos. Lembre-se que ao lidar com hackers profissionais, “aquele sobrinho que entende de computação” não vai poder te ajudar. Você precisa das ferramentas adequadas – e dos profissionais capazes de opera-las.

Não vale a pena colocar-se em risco para economizar um pouco a cada mês. Os custos de um ataque podem ser devastadores.

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