6 dicas para viajar tranquilo no feriado!

Tempo de Leitura: 3min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 4 de September de 2017

Se um dia de folga já garante um suspiro na semana, imagina um feriado prolongado como é o caso do 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil? Enquanto as férias de final de ano não chegam, muitos brasileiros se planejam para viajar, seja por meio de voos nacionais ou internacionais, ou têm planos de ficarem em casa para descansar com seus amigos e familiares. Mesmo com planos diferentes, muitos têm um ponto em comum: o esquecimento de se proteger no ambiente online – e, assim, tornam-se vítimas de golpes de cibercriminosos

É importante ficar atento desde o planejamento do feriado, pois os ataques cibernéticos podem começar bem dele começar. Ao procurar pelo melhor hotel, a passagem que mais compensa, os usuários podem receber e-mails de phishing, técnica de fraude online que pode estar por trás de promoções de hotéis, por exemplo, que têm como função enganar os consumidores ao prometer milhas, descontos e prêmios instantâneos. Neste caso, é preciso ter muita certeza de onde vem essa promoção e entrar no site oficial da companhia para confirmar sua autenticidade.
“As chances de os usuários sofrerem uma infecção por malware, fraude bancária ou qualquer outro tipo de ataque cibernético costumam ser enormes durante este período. Muitas vezes, o que era para ser um período para relaxar, torna-se um grande estresse para os usuários”, alerta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Outro perigo que Assolini identifica é o compartilhamento de informações durante viagens: muitos usuários fazem check-in em redes sociais dos locais que estão ou postam fotos dos destinos. “Ações como essas servem como alerta para criminosos de que você não está em casa”, reforça.

A fim de ajudar os usuários a aproveitar o feriado sem grandes preocupações, a Kaspersky Lab reuniu 7 dicas fundamentais que vão ajudar os usuários curtirem o feriado em segurança:

1. Ao fazer reservas, utilize um cartão de crédito ao invés de débito. Muitos cartões de crédito têm, embutido no sistema, uma proteção contra a fraude que reembolsa seu dinheiro caso isso aconteça. Além disso, instale em seu dispositivo uma solução de segurança que tenha tecnologias integradas para evitar fraudes financeiras. Por exemplo, a tecnologia Safe Money, integrada às soluções da Kaspersky Lab, cria um ambiente seguro para qualquer transação online que precise de informações bancárias, de cartão de pagamento ou de compras.

2. Configure uma Rede Privada Virtual (VPN) e a utilize para se conectar a uma rede Wi-Fi, assim protege as informações transmitidas a partir do seu dispositivo.

3. Quando tiver a intenção de usar uma rede pública Wi-Fi, verifique o nome da rede e a senha com um funcionário do estabelecimento. Lembre-se que os cibercriminosos criam conexões Wi-Fi públicas fraudulentas semelhantes com nomes similares ao do local, oferecendo conexão wireless gratuita. Não faça login em páginas da web que podem colocar suas informações e identidade em risco; como Facebook, Twitter, instituições financeiras, etc.

4. Não acesse contas pessoais (bancários, e-mail ou redes sociais) por meio de dispositivos públicos. Aeroportos, hotéis, cafés e outros locais públicos geralmente oferecem acesso a computadores e dispositivos móveis gratuitamente. Tenha cuidado ao se conectar, pois esses dispositivos podem ter programas de spyware instalados, que monitoram e gravam o que foi digitado nas teclas, podendo comprometer informações financeiras e pessoais.

5. Nunca clique em links de e-mails suspeitos, banners em sites ou acesse sites desconhecidos. Quando você tiver que visitar um banco online ou uma loja de varejo, digite manualmente o URL em vez de clicar em um link.

6. Não permita que sites e navegadores salvem suas senhas. Pode ser até conveniente, porém não é nem um pouco seguro utilizar esse recurso.

Fonte: Blog Kaspesky

Você também pode gostar de…

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

PROMOÇÃO KASPERSKY PARA EMPRESAS DA SAÚDE

Nossa parceira Kaspersky está com uma iniciativa para proteger quem trabalha com saúde nesse momento de crise. Estamos com diversas soluções para a segurança do ambiente digital com um preço especial.


CONTATO

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!