Uma das bases principais das atividades de tecnologia da informação são os equipamentos. Eles são necessários para criar a infraestrutura sobre a qual a operação estará apoiada. Para dispor dessas máquinas, é necessário investir continuamente para sempre contar com o que há de mais avançado e atualizado no mercado.
Mas é possível diminuir os custos com equipamentos de maneira significativa. Em vez de comprar todos os aparelhos necessários para prestar serviços, é possível alugá-los. São várias as vantagens de adotar essa estratégia: redução dos investimentos, maior controle sobre os gastos, atualização constante, diminuição das perdas por obsolescência, redução no Imposto de Renda são algumas delas. Veja a seguir porque você deveria considerar o aluguel de equipamentos de TI como opção.
Atualização permanente
Quando se escolhe alugar equipamentos, cria-se a possibilidade de ter sempre à disposição os aparelhos mais modernos disponíveis. Além disso, é possível trocar aquilo que ficar obsoleto sem perder o investimento anterior: basta trocar o que for necessário por modelos mais novos. Isso facilita muito o processo de atualização, além de diminuir os custos gerais.
Benefícios contábeis
Usar equipamentos alugados muda a forma como sua empresa computa as despesas. Em vez de comprar as máquinas, contabilizar os investimentos – o que pode gerar despesas com ICMS – e controlar as depreciações, você vai poder registrar o aluguel como despesa mensal (e deduzi-lo do IR – para as empresas de Lucro Real). O aluguel também não vai ter impacto no seu crédito, já que não se trata de financiamento ou leasing.
Mais recursos à mão
Equipamentos de TI são muito caros e exigem de qualquer empresa que se aventure nessa área que tenha um capital inicial considerável. Uma vez que ela adquire esses produtos, seus recursos ficam comprometidos por algum tempo, impedindo-a de investir em outras áreas que podem trazer benefícios para o negócio. O aluguel ajuda a resolver essa equação, uma vez que compromete uma parcela menor desses recursos.
Manutenção mais simples
Outra importante vantagem de optar pela locação é que a responsabilidade pela manutenção dos equipamentos é da empresa que aluga os aparelhos. Isso deve estar previsto no contrato feito quando o aluguel é feito, assim como os prazos para que os serviços sejam feitos.
Aluguel de software
Existe também a possibilidade de alugar os programas usados nas máquinas e dispositivos. Fazendo isso, sua empresa não precisará pagar por licenças de software ou assinaturas de serviços específicos, aliviando a folha de despesas.
Preste atenção aos detalhes
Antes de aderir ao aluguel de equipamento de TI, tome alguns cuidados básicos. Preste bastante atenção ao contrato estabelecido com o fornecedor e verifique quais são os prazos de locação, o tempo estabelecido para a resolução de problemas técnicos e outros detalhes. Faça também um cálculo para ter certeza de que essa de fato é a melhor opção para sua empresa. E certifique-se de que há verba suficiente para cobrir os custos mensais que o aluguel vai exigir.
O aluguel de equipamentos de TI é uma excelente alternativa para quem precisa de flexibilidade, de equipamentos atualizados com frequência e não quer comprometer os recursos da empresa com financiamentos ou investimentos de altos valores.
0 Comments