Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

1 + 12 =

As maiores violações de dados de clientes da história

Tempo de Leitura: 3min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 29 de September de 2017

Nesta quarta-feira (27/09), o presidente da Equifax, uma das três maiores empresas de gestão de crédito dos Estados Unidos, perdeu o emprego por causa de um ataque hacker. E não foi uma violação de segurança qualquer. O acesso ilegal às bases da companhia expôs informações de 143 milhões de pessoas. Milhares delas tiveram até seu o número do cartão de crédito roubado.

O ataque ocorreu entre maio e julho deste ano, mas só veio à tona no início do mês. Diante do escândalo, o então CEO Richard Smith teve de renunciar.

A violação da Equifax entra para a história como uma maiores violações de dados de clientes. Mas está longe de ser a única. Em dezembro do ano passado, o Yahoo! revelou que mais de um bilhão de contas pessoais foram invadidas por hackers em seus servidores. Outra vez. Isso porque, meses antes, eles já haviam anunciado a violação de 500 milhões de contas. A então CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, não recebeu seu bônus referente a 2016 por causa do ataque, e o principal advogado da companhia, Ronald S. Bell, pediu demissão.

Em meio a tantos casos recentes de quebra de segurança, o jornal Wall Street Journal divulgou no fim de semana um ranking das maiores violações da história. A do Yahoo! aparece em primeiro lugar:

1. Yahoo! (1 bilhão de vítimas, em 2016)
2. Yahoo! (500 milhões de vítimas, em 2016)
3. Equifax (143 milhões de vítimas, em 2017)
4. Heartland Payment Systems (130 milhões de vítimas, em 2009)
5. LinkedIn (117 milhões de vítimas, em 2016)
6. Sony (100 milhões de vítimas, em 2011)
7. TJX (90 milhões de vítimas, em 2007)
8. Anthem (80 milhões de vítimas, em 2015)
9. J.P.Morgan (76 milhões de vítimas, em 2014)
10. Target (70 milhões de vítimas, em 2013) 
 

Esse não é um problema só fora do país. No Brasil, a corretora XP Investimentos informou em janeiro que havia sofrido um vazamento de dados em sua base de clientes. Um arquivo contendo informações sensíveis (como nome completo, número do CPF, e-mail e número de telefones) foi enviado às vítimas por e-mail. O arquivo continha dados pessoais de mais de 29 mil pessoas. Embora não contasse com informações sobre investimentos, a história não pegou bem.

Mais recentemente, em maio, foi a vez de o Grupo Odebrecht ser alvo de hackers. Os criminosos acessaram a base de dados e repassaram as informações para o site Tecmundo, especializado em tecnologia. A publicação disse ter recebido “emails, senhas e detalhes da base de dados”.

“Nenhuma companhia está 100% preparada para ameaças cibernéticas”, diz James Trainor, agente do FBI, a polícia federal norte-americana. Trainor assumiu em 2015 o comando da divisão cibernética da agência. “Uma explicação [para a falta de preparo] é o custo. Tecnologias de cibersegurança podem ser caras. Também acontece de as empresas usarem sistemas ultrapassados, que não podem ser atualizados constantemente.”

Fonte: Época Negócios

Você também pode gostar de…

Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem
Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem

Em abril, o Congresso mudou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Em vez de agosto de 2020, a implementação passaria para janeiro de 2021. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 959/2020, adiando a vigência da lei ainda mais, para...

LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?
LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?

Após o Senado adiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de abril estende ainda mais o prazo — adiando a LGPD para 3 de maio de 2021. Ou seja, as empresas terão nove meses a mais...

Panorama Fast Help –  4 de Maio
Panorama Fast Help – 4 de Maio

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques:  Ataques e segurança Criminosos seguem se aproveitando do desespero causado...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!