A solução definitiva para seus problemas de segurança da informação

A solução definitiva para seus problemas de segurança da informação

 

O mundo está cada vez mais conectado, isso é um fato. Nossa diversão, nossas compras, comunicação, navegação, relacionamentos com amigos e família, praticamente tudo depende da internet para existir. Não seria diferente, é claro, para as empresas, que além de criarem soluções baseadas na rede, também precisam dela para executar as tarefas mais básicas para o bom funcionamento de seu negócio.

Os vazamentos de dados são crescentes. Não é por acaso: cada vez mais empresas, negócios, governos e cidadãos usam a rede mundial para fazer operações, trocar informações e armazenar dados. Nada indica que essa tendência vá diminuir, muito pelo contrário. As ferramentas digitais serão essenciais até para negócios que não trabalham diretamente no desenvolvimento de tecnologia.   

Tamanho não é documento

Antigamente, contar com plataformas on-line era luxo de grandes companhias. Hoje, a variedade e a facilidade de uso das ferramentas baseadas na internet colocaram até o menor dos negócios na rede. Tamanho não é mais desculpa para fugir da preocupação com a segurança da informação. O problema é que a maioria dos gestores não tem plena consciência da importância da segurança da informação. Cada vez mais os hackers têm feito ataques a empresas pequenas porque, justamente, elas contam com defesas insuficientes para barrar mesmo as ações maliciosas mais simples. Um estudo mostrou que 62,5% das tentativas de ataque tiveram como alvo os pequenos negócios

 

Falta de compreensão da gestão

Dados mostram que menos da metade (44%) das empresas que têm entre 50 e 250 funcionários possuem um setor que cuida desse assunto. Em mais da metade (54%), a segurança é atribuição da equipe de TI, e em 20% a área é supervisionada por pessoas que não são especializadas no assunto. Vemos, portanto, que há um desconhecimento geral a respeito da importância dessa questão dentro das empresas. E, frequentemente, os gestores confundem a tecnologia da informação com a cibersegurança, dois assuntos bastante diferentes e que merecem tratamentos específicos.

 

Conhecimentos específicos

Cuidar da segurança exige conhecimento a respeito de ferramentas, ameaças e comportamentos que podem colocar a integridade dos dados da empresa em risco. Não se trata apenas de "tomar cuidado" e manter os antivírus atualizados, mas estar sempre atualizado em relação às estratégias de hackers e crackers e ser capaz de antecipar o que precisa ser feito para evitar problemas no futuro. Qualquer ferramenta usada no dia a dia pode se tornar um potencial alvo. Softwares, dispositivos, wifi interno e de terceiros, e-mail e os servidores, se não monitorados e protegidos de maneira correta, se tornam convites à ação de criminosos. Além de malwares, vírus e roubo de dados, sua empresa também pode sofrer o ataque conhecido como ransomware, que vem crescendo no mundo todo. Hackers pedem altas quantias para "devolver" dados roubados.

 

Ameaças surgem o tempo todo

O mundo virtual tem uma oferta interminável de ameaças, tanto conhecidas quanto novas. Estima-se que aproximadamente 15 novos malwares, vírus, infecções e outros tipos de conteúdos maliciosos sejam criados todos os dias. Isso dá, em média, 5 a 7 mil novas ameaças por ano. Por isso, torna-se praticamente impossível acompanhar tudo o tempo todo. Se a equipe de segurança da sua empresa não souber como priorizar quais áreas precisam de mais atenção, a estratégia de proteção não terá foco e seus ativos digitais estarão expostos. É preciso ter a capacidade de fazer uma triagem das prioridades e agir de acordo com essa seleção das urgências.

Para que haja uma cibersegurança adequada, é necessário também ser capaz de monitorar a atividade da rede, dos funcionários e dos colaboradores em tempo real, justamente para poder identificar rapidamente algum problema - ao invés de apenas reagir quando surgirem ameaças. Especialistas em segurança também conseguem "consertar" brechas sem necessariamente precisar esperar pelas companhias de software e sabem quais regras a empresa precisa respeitar para operar em conformidade com as leis do país (ou países) em que ela opera. Portanto, cibersegurança vai muito além da tecnologia da informação, embora esteja diretamente relacionada a ela.

 

Recursos escassos

Desconhecimento é uma questão grave, claro. Mas quando não há orçamento para aplicar em soluções dessa natureza, a cibersegurança também fica comprometida. Profissionais especializados são caros, assim como a infraestrutura necessária para proteger os sistemas e redes. Isso é um problema principalmente para pequenas e médias empresas, que, por natureza, têm menos recursos disponíveis. Mesmo quando há orçamento disponível, outra dificuldade se apresenta para as empresas: a falta de profissionais no mercado. Existe atualmente um déficit de profissionais capacitados para atender à demanda.

 

Terceirizar é a solução

O que fazer, então? Uma solução bastante eficiente e que vai proteger sua empresa é a terceirização. Contratar uma empresa que cuide de suas necessidades de cibersegurança não só resolve o problema de ter profissionais capacitados para zelar pela integridade de seus dados. Também diminui consideravelmente o custo e, dessa maneira, é uma opção mais atraente para gestores (e que, ao mesmo tempo, cobre as necessidades do seu negócio).

Terceirizar já é algo bastante conhecido da maioria das empresas. Até mesmo quando estamos falando de tecnologia: muitas contratam serviços especializados para cuidar de suas áreas de TI. Mas, quando estamos falando de segurança da informação, pode haver algum tipo de resistência a conceder acesso a informações importantes a um ente desconhecido. Muito natural que isso ocorra, claro. Para que os gestores confiem em um fornecedor, é preciso que o prestador seja respeitado, conhecido e mostre ter a capacidade de proteger e preservar o sigilo de todos os dados, essenciais para que o negócio funcione.

 

FastHelp, um parceiro de confiança

Por isso, você precisa de um parceiro confiável e que ofereça serviços de alta qualidade. Nós, da FastHelp, temos suporte especializado disponível 24 horas por dia. Temos uma equipe qualificada de técnicos e uma área específica de Service Desk, à disposição para atender com excelência as necessidades em seus recursos computacionais. Oferecemos suporte telefônico, remoto ou on-site de acordo com a necessidade e criticidade do cliente.  Além disso, oferecemos treinamentos para capacitar os clientes a gerenciar os produtos em seu ambiente corporativo. Nossas soluções em segurança da informação foram criadas para atender as necessidades das organizações de pequeno, médio ou grande porte.

Siga-nos

       

 

Contato:

 SIA/SUL Trecho 03 Lote 990,  Cobertura - Edifício Itaú

 CEP: 71.200-030 - BRASÍLIA/DF

 +55 (61) 3363-8636

 contato@fasthelp.com.br

Enviar mensagem

Últimas Notícias