Quais são as qualidades de um bom gestor de TI?

Quais são as qualidades de um bom gestor de TI?

 

Atualmente, para ser um bom gestor na área de tecnologia da informação, não basta só ter conhecimento técnico. É preciso ir além da infraestrutura e saber como funcionam os negócios. Se antigamente esses profissionais se limitavam às suas áreas específicas, hoje eles precisam ter conhecimentos em diversas áreas e desenvolver múltiplas competências. 

Claro que com mais responsabilidades vem também uma maior valorização dos gestores de TI, já que eles estão se tornando essenciais para a manutenção e a expansão dos negócios de empresas nas mais diferentes áreas. Já que as empresas dependem cada dia mais da tecnologia para operar em todos os níveis, esse profissionais consequentemente se tornam mais importantes para a organização e a sobrevivência.

Transformar-se em um gestor pode ser uma experiência enriquecedora, que trará oportunidades de crescimento profissional e pessoal, de desenvolvimento de novas habilidades, como liderança, e grandes responsabilidades.

Veja a seguir o que um gestor de TI precisa ter e saber para ser bem sucedido no mercado de hoje.
 

Invista na formação

Não é preciso nem dizer que um gestor da área de TI precisa ter formação específica, não é? Quanto mais alto o grau melhor. O melhor é ter um bacharelado na área da Ciência da Computação e complementar com cursos que vão te ajudar a entender melhor como as empresas e os negócios funcionam. 

Essa visão do todo é essencial para quem pretende um dia ser de fato gestor. Vale a pena também considerar um MBA, que vai te dar todas as ferramentas necessárias para gerir um negócio de maneira profissional. 

Outra característica de um gestor de sucesso é a formação constante: ele deve sempre procurar maneiras de se atualizar e ficar a par das novidades, tanto na área de Tecnologia da Informação, quanto da gestão. Por isso, é bom investir em outras especializações e pós pertinentes à sua área.

Além dos cursos de formação e de gestão, será necessário ter certificados específicos, que atestam sua competência no uso de ferramentas comuns no meio corporativo. Por exemplo: Certified SCRUM Master (CSM), Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT), Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD), AWS Certified Solutions Architect — Professional, Certified in Risk and Information Systems Control (CRISC), entre outros.

 

Torne-se líder

Uma das principais características de um gestor é sua capacidade de liderança. Empresas precisam de profissionais que sejam capazes tomar decisões, conduzir equipes e ter ideias de como melhorar os processos de uma maneira geral. Apesar de algumas pessoas terem uma inclinação natural para liderar, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida em qualquer um que tenha o mínimo de interesse em fazê-lo. 

Existem cursos especializados nisso que podem ajudar os futuros gestores. Mas a melhor maneira de aprender (embora não a única) é na prática, no dia a dia do seu trabalho. Mostre disposição em aprender e interesse pelo assunto em seu ambiente  de trabalho. Essa é uma ótima maneira de começar a ter experiência e mostrar a seus superiores que você está interessado em evoluir.
 

Saiba ouvir

Diversos especialistas concordam com o fato de um bom líder (e um bom gestor) ter ouvidos atentos. Ouvir, no entanto, não significa apenas lidar com as dificuldades emocionais de quem está a seu redor. Quer dizer estar atento a reclamações pertinentes, é claro, mas também a sugestões e observações. 

Às vezes, ouvir significa perceber coisas que não estão propriamente ditas com palavras, mas também com ações e outros indicativos. Mas, um bom ouvinte também tem habilidade na hora de transmitir mensagens aos seus subordinados, à sua equipe e ao resto da empresa.
 

Acumule experiência

Ser um bom líder exige uma série de coisas e a experiência é uma das mais importantes. É também uma característica que pode ser aprendida apenas com o tempo. Não há curso, pós ou certificado que deem a um gestor experiência. Por isso, é preciso ter paciência. Somente passando pelos desafios ao menos uma vez (e, de preferência, diversas vezes) é que você vai desenvolver o conhecimento e a calma necessários para lidar com situações difíceis. 

Dados mostram que 67% dos gestores de TI na ativa no mercado têm pelo menos seis anos de experiência. Por isso, é preciso saber equilibrar bem sua formação técnica com experiência propriamente dita. Começar de baixo é muito importante porque, conforme você for escalando as posições dentro da empresa, vai ganhando graus de visão a respeito do negócio e se familiarizando com os desafios. 

Um bom gestor de TI não apenas sabe as melhores estratégias técnicas para resolver problemas, como também tem habilidade para se comunicar com clientes, fornecedores e chefes para explicar o que está fazendo. Esse tipo de habilidade requer viver certas situações na pele para aprender a lidar com elas da maneira mais adequada.
 

Mantenha-se atualizado

Falamos bastante até aqui das características que um bom gestor precisa ter. Elas são, obviamente essenciais. Mas se você não se dedicar a estudar a parte técnica do seu cargo, estará por fora de novidades e dos principais acontecimentos no campo. 

Um bom gestor de TI não pode deixar de estar capacitado tecnicamente. Achar que apenas os subordinados têm de lidar com tais questões é um erro. Para conseguir propor soluções, resolver problemas e diminuir gargalos, esse profissional precisa estar em dia com os desenvolvimentos técnicos mais atuais à sua disposição. Só assim o gestor será capaz de verdadeiramente supervisionar a equipe. 

Ele precisa ter a capacidade de compreender o que está sendo executado e, se for necessário, de orientar uma mudança de estratégia. Também precisará explicar a clientes e superiores o que está ocorrendo, dando detalhes e justificando as escolhas.

A tecnologia da informação está se tornando uma área estratégica de empresas de todos os portes e áreas. Por isso, cada vez mais, espera-se que os gestores responsáveis sejam capazes de não só responder às necessidades do negócio, como propor novos investimentos e oferecer transparência a respeito do emprego de recursos. 

Apenas um gestor de TI preparado tecnicamente e atualizado conseguirá oferecer essas informações.

Siga-nos

       

 

Contato:

 SIA/SUL Trecho 03 Lote 990,  Cobertura - Edifício Itaú

 CEP: 71.200-030 - BRASÍLIA/DF

 +55 (61) 3363-8636

 contato@fasthelp.com.br

Enviar mensagem

Últimas Notícias