Tudo o que você precisa saber sobre a conexão VPN

Tudo o que você precisa saber sobre a conexão VPN

 

Que a internet é uma ferramenta formidável, é impossível negar. Temos acesso a conteúdos, contatos e ferramentas virtualmente ilimitados. Mas, infelizmente, existem milhares de ameaças espreitando os usuários, sempre esperando para atacar quando menos suspeitamos. Isso acontece porque a arquitetura da rede mundial não oferece proteção suficientes quando dados privados estão sendo trocados de uma ponta à outra. 

Estamos sempre potencialmente expostos por conta de brechas nas conexões. Trata-se de um problemas difícil de resolver. Felizmente, existem algumas ferramentas que podem ajudar a minimizar os problemas e aumentar (muito) sua segurança. Uma delas é a conexão VPN. Veja a seguir, o que é uma conexão VPN.
 

 

O que é a conexão VPN?

Você provavelmente já ouviu falar dela em algum momento, mas não parou para prestar atenção na conexão VPN. A sigla significa Rede Virtual Privada (Virtual Private Network). E é exatamente isso o que ela faz: cria uma rede de comunicação privada dentro de um ambiente público, como a internet. Isso quer dizer que é possível estabelecer uma conexão entre dispositivos de maneira segura. Nenhuma outra parte (um hacker, um espião, provedor de internet) pode ver o que está sendo trocado entre as duas pontas.

 

Por que eu deveria usar um VPN?

A conexão VPN trata-se de uma maneira de se proteger de ataques e roubos de informação. Golpes comuns, como phishing e man-in-the-middle se tornam impossíveis, uma vez que cibercriminosos não podem manipular as conexões dos dispositivos. Essa é uma grande vantagem. 

Mas uma conexão VPN também garante sua privacidade porque, quando você usa este tipo de serviço, é impossível saber onde você está se conectando. A VPN esconde seu número IP e cria um número em outra rede, geralmente em outro país. Portanto, sua identidade fica protegida dessa maneira. Em vários serviços, você pode escolher o país onde sua conexão será feita (Estados Unidos, Canadá e países da Europa são algumas da opções).

Ela também é muito mais barata que opções similares, como os links dedicados. A VPN usa a internet para criar as conexões, enquanto os links precisam de equipamentos e tecnologias específicas para serem criados.

 

Como posso usar a conexão VPN?

Existem diversas maneiras de se proteger usando uma conexão VPN. A primeira dela é o uso individual: você pode usar uma conexão VPN em seu dispositivo (smartphone, tablet, laptop) para proteger sua identidade, por exemplo, quando estiver usando o wi-fi em um café. Da mesma maneira, usando uma VPN, você não estará sujeito a redirecionamentos de DNS, que podem ser usados para roubar seus dados bancários ou informações de login.

Conexões VPN podem ser estabelecidas para criar uma rede protegida entre diversos dispositivos. E isso pode ser feito dentro de um ambiente específico, como uma casa ou um pequeno negócio, ou numa escala maior, como a rede de uma empresa global. Uma vez que essas conexões não precisam ser físicas. Dispositivos espalhados pelo mundo podem se conectar de maneira segura e privada.
 

Que cuidados preciso ter ao utilizar uma conexão VPN?

É claro que nenhuma ferramenta é perfeita e é preciso tomar certos cuidados. Um dos principais diz respeito ao momento em que uma conexão VPN cai. Em muitos casos, os dispositivos não avisam os usuários de que eles não estão mais numa rede privada e restabelecem a conexão usando as redes públicas (wi-fi, celular). Assim, você fica exposto e nem sabe disso. Por isso, é preciso configurar seus dispositivos para bloquear todo o tráfego, caso a conexão VPN venha a cair. Alguns sistemas operacionais possuem opções fáceis de configurar, outros exigem um pouco mais de esforço. 

Outro cuidado importante é prestar atenção ao protocolo usado por seu dispositivo para realizar a conexão por meio de uma VPN. É comum que os sistemas operacionais utilizem o protocolo chamado IPv6. Ele direciona o tráfego para redes públicas e deixa os usuários expostos. As conexões VPN usam o protocolo IPv4. O ideal, portanto, é desativar o IPv6 para evitar que o aparelho acesse uma conexão de dados de maneira pública, caso haja algum problema com a VPN.

Você precisa ter consciência de que usar uma conexão VPN é, na maioria dos casos, usar a internet em um país diferente. Por isso, você está sujeito a ter seus dados roubados enquanto transitam por ali. Existe uma chance de que suas atividades sejam monitoradas. Embora isso seja incomum, é sempre uma possibilidade e é preciso saber disso. 

Invista também em criptografia, uma vez que ela oferece uma camada extra - e essencial - de segurança. Geralmente, os dados trocados numa conexão VPN estão protegidos, mas, codificando a informação, eles estarão protegidos mesmo que haja um comprometimento na transmissão. Uma rede VPN aliada à criptografia garante um alto nível de proteção.

 

Como faço para usar uma conexão VPN?

Trata-se de um procedimento bastante simples. Para se conectar por meio de uma rede virtual privada, você precisa instalar um programa específico em seu dispositivo, seja ele um desktop, um laptop, um smartphone ou um tablet. Se você deseja apenas mascarar seu IP e sua identidade, basta instalar a acionar o programa, que conectará seu dispositivo à rede mundial usando outra rede. 

Existem diversos serviços para usuários comuns. Basta você baixar um software, selecionar por onde sua conexão será feita e pronto. Dependendo da quantidade de dados que você usar, esses serviços podem ser gratuitos ou custam uma taxa mensal. Embora esses serviços sejam cada vez mais populares, fique atento e use apenas programas confiáveis, que preservem a privacidade de seus dados. Pesquise antes de baixar algum dos programas e certifique-se de que sejam empresas idôneas e bem-avaliadas por usuários e sites especializados. 

Existe também a opção de criar a conexão VPN entre diferentes dispositivos, estejam eles onde estiverem. Claro, todos eles precisarão ter o um cliente de VPN instalado para que isso seja possível - assim, todos poderão acessar a rede VPN específica onde estarão as informações necessárias. 

Se você decidir que precisa de uma conexão VPN, entre em contato com nossos consultores, que eles irão avaliar as sua necessidades e lhe propor a solução mais adequada à infraestrutura de rede do seu ambiente - que também seja adequada ao seu orçamento. Basta preencher este formulário.
 

Siga-nos

       

 

Contato:

 SIA/SUL Trecho 03 Lote 990,  Cobertura - Edifício Itaú

 CEP: 71.200-030 - BRASÍLIA/DF

 +55 (61) 3363-8636

 contato@fasthelp.com.br

Enviar mensagem

Últimas Notícias