O papel da segurança da informação em instituições de ensino

O papel da segurança da informação em instituições de ensino

 

Alguns tipos de negócio estão mais suscetíveis a ataques virtuais do que outros, certo? Hackers estão de olho apenas em bancos, departamentos governamentais, empresas de tecnologia e grandes companhias, não é? Talvez algum dia isso tenha sido verdade, mas hoje certamente não é. Qualquer um pode ser vítima de ladrões virtuais e sofrer graves consequência por conta disso.

Universidades, com a de Edimburgo, na Escócia, também têm sido alvejadas, assim como empresas que prestam serviços a instituições educacionais em todos os níveis de ensino. Na guerra virtual entre Irã e Estados Unidos, professores universitários americanos foram alvejados por hackers persas. Mais de oito mil profissionais do ensino superior foram atingidos.

Instituições de ensino são uma verdadeira mina de ouro para cibercriminosos. Elas armazenam milhares de informações de seus alunos (e de seus pais), professores, funcionários. São contas bancárias, endereços, CPFs, RGs, históricos escolares e outros dados valiosos. Antigamente, escolas e universidades não eram atacadas diretamente e, talvez por isso, a segurança virtual dessas instituições seja fraca. Mas o cenário mudou.

É preciso ter soluções similares às usadas em empresas. Usar a internet, nuvem, dispositivos móveis e outras tecnologias significa estar exposto a malfeitores a qualquer momento. Veja a seguir como proteger sua instituição educacional.

 

Tenha um backup eficiente

Escolas e universidades ainda usam muito papel. Mas, antes, usavam muito mais. A digitalização de documentos, papéis, o desenvolvimento de plataformas de ensino virtuais, ajudaram a diminuir a necessidade de papel. Mas com essa grande vantagem vem também o problema do armazenamento. Como garantir que nada se perderá?

A melhor maneira é tendo um sistema de backup eficiente. Ele protegerá seus dados caso haja alguma falha humana, de hardware ou ciberataque. O retrabalho é evitado uma vez que fica tudo registrado nos servidores. Uma solução popular e eficiente é a nuvem, que garante a acessibilidade dos arquivos e não depende de servidores físicos da própria escola para funcionar.

 

Quais são os tipos de Backup?

 

Monitoramento constante

Usar uma boa plataforma tecnológica para administrar as informações ajuda a organizar a informação e centraliza-la, aumentando a transparência e a rapidez do trabalho. Além disso, permite o monitoramento constante, gerando informações a respeito do uso de arquivos, sistemas e de possíveis ameaças. Em tempo real, gestores e administradores podem controlar tudo o que acontece e agir com rapidez caso seja necessário consertar algum problema.

 

Porque devo monitorar as redes do ambiente de TI?

 

Sua instituição educacional corre riscos

Como já dissemos, uma escola ou universidade armazena milhares de dados sensíveis. Deixar tudo isso desprotegido pode colocar em risco seus funcionários, alunos e suas famílias. Fotos, notas, históricos médicos, dados bancários, endereços, e-mails, tudo isso pode estar ao alcance dos dedos de criminosos.

Não proteger esses bens pode ser ruim para essas pessoas e para você. Uma instituição que não cuida da segurança de informação perde prestígio, uma vez que se mostra antiquada e desatualizada. Quem tiver essa preocupação, além de tudo, se coloca à frente da concorrência.

 

Faça o básico

Os conselhos que damos a empresas também vale para instituições de ensino. Tenha um antivírus robusto em toda sua rede e em todos os dispositivos da escola. Mantenha o programa atualizado. Atualize também os softwares usados nas aulas e plataformas de ensino e gestão. Capacite alunos e professores para criar bons hábitos de segurança; treinamentos regulares são essenciais e ajudam a resolver esse problema. Procure também uma empresa especializada para que faça um diagnóstico e proponha soluções de segurança.

Nós, da Fast Help, podemos ajudar sua escola ou universidade a identificar as principais brechas de segurança e oferecer soluções eficientes e confiáveis.

Segurança da informação é um assunto sério. Mantenha seus alunos, professores e funcionários seguros.

 

Veja também:

O que preciso considerar ao escolher uma solução de segurança?

Por que preciso de um Suporte de TI Especializado?

O que é SOC e porque implementá-lo

 

Preciso de uma análise gratuita do meu ambiente!

Siga-nos

       

 

Contato:

 SIA/SUL Trecho 03 Lote 990,  Cobertura - Edifício Itaú

 CEP: 71.200-030 - BRASÍLIA/DF

 +55 (61) 3363-8636

 contato@fasthelp.com.br

Enviar mensagem

Últimas Notícias