Proteção de dados na sua empresa: como fazer

Proteção de dados na sua empresa: como fazer

 

Em um mundo em que tudo está interconectado, proteger informações e a privacidade de pessoas e empresas deve ser a prioridade número um. Existem centenas de exemplos que mostram os riscos de não ter uma solução robusta de segurança. Invasões, vazamentos de dados, "sequestro" de máquinas e sistemas inteiros.

Faz parte do trabalho do gestor ser capaz de identificar quais são as necessidades de segurança virtual de uma empresa e procurar soluções que protejam os bens da companhia e dos funcionários. Mas, infelizmente, nem todo mundo sabe por onde começar. O que devo levar em conta? Como escolher uma boa solução de segurança? O que é uma boa solução para minha empresa?

 

A seguir, vamos explicar algumas das coisas mais importantes que você deve ter em mente ao planejar e implementar a proteção de dados na sua empresa.

 

Primeiro passo: avaliar

Para compreender com precisão do que você precisa e fornecer informações mais precisas ao prestador de serviço responsável pela segurança de seus dados, é necessário fazer um diagnóstico.

Quais são as necessidades principais? Que tipo de serviços são usados (e quais seria bom usar)? Com quais dispositivos seus funcionários trabalhar? Que softwares não podem ficar de fora? Quantos computadores existem?

É necessário ter um serviço de armazenamento na nuvem? Quanto mais completa for a avaliação, melhor e mais completa será a solução oferecida a você.

 

O básico importa

Antes de mais nada, é preciso ter o básico. Não importa o tamanho da sua operação, algumas coisas não podem faltar. Além do bom e velho antivírus e do detector de malware, o produto escolhido deve oferecer firewall, filtro web, prevenção de intrusos de host, controle de dispositivos, gerenciamento de dispositivos móveis, controle de aplicativos e criptografia.

 

Facilidade de uso

Uma boa solução precisa ser acessível e descomplicada, especialmente para o usuário (seus clientes e funcionários). Além disso, ela deve permitir que a tomada de decisão por parte dos gestores seja fácil.

Escolha um prestador que oferece um painel, também conhecido como dashboard, onde seja possível monitorar todos os elementos de segurança de sua empresa. Isso diminui os custos da operação, uma vez que economiza tempo de verificação e avaliação de ameaças e problemas.

 

Aposte na nuvem

Se for possível, escolha um sistema que opere na nuvem: isso ajuda a cortar ainda mais custos. Uma administração centralizada aumenta a eficiência geral de sua empresa, uma vez que agiliza a detecção de problemas e a solução de problemas, diminuindo o tempo ocioso de funcionários e infraestrutura.

 

Veja também:

Tudo que você precisa saber antes de migrar seus dados para a nuvem

 

Inclua todos os dispositivos

Cada tipo de aparelho tem suas características e seu sistema operacional: smartphones, tablets, notebooks, smartwatches, desktops, impressoras e notebooks. Portanto, a sua solução de segurança deve ser capaz de dar conta de todas as possíveis questões e ameaças típicas de cada um deles. Caso contrário, você terá algumas portas abertas e correrá riscos, não só nos dispositivos desprotegidos, mas em toda a empresa.

 

Integração é essencial

Uma boa solução de segurança tem de cuidar das redes e sistemas como um todo, não apenas detectando e lidando com ameaças isoladamente, mas com uma visão panorâmica do todo. Dessa maneira, seu sistema estará preparado, inclusive, para prever possíveis em qualquer ponto do sistema.

 

Backup

O produto de proteção de dados também deve cuidar para que nada seja perdido. Por isso, é essencial que ela tenha previsões específicas para as informações. Pastas e arquivos devem estar criptografados, e os arquivos importantes devem ter backups frequentes.

 

Como escolher?

Para a grande maioria das empresas, vale mais a pena contratar um serviço que cuide da proteção de dados. Dessa maneira, os custos são reduzidos, tanto com pessoal quanto com equipamentos.

Terceirizar pode ser uma ótima solução para você. Isso significa que não será necessário contratar os funcionários que seriam responsáveis por isso; esse trabalho ficará nas mãos de uma equipe especializada que conhecerá muito bem a infraestrutura tecnológica da sua empresa e poderá prestar assistência contínua - o que é especialmente útil em caso de urgência.

Muitas empresas já recorrem à terceirização para contar com serviços importantes, mas que não são parte de seu core business. Como faria em qualquer outro caso, procure um prestador de serviços respeitado, conhecido, e que mostre ter a capacidade de proteger e preservar o sigilo de todos os dados, essenciais para que o negócio funcione.

 

Venha conversar com a FastHelp

Nós, da FastHelp, temos suporte especializado disponível 24 horas por dia. Temos uma equipe qualificada de técnicos à disposição para te atender com excelência.

Oferecemos suporte telefônico, remoto ou on-site de acordo com a necessidade e criticidade do cliente.  Além disso, oferecemos treinamentos para capacitar os clientes a gerenciar os produtos em seu ambiente corporativo. Nossas soluções em segurança da informação foram criadas para atender as necessidades das organizações de pequeno, médio ou grande porte.

Quando a segurança do seu negócio está em jogo, todo cuidado é pouco. Escolha um parceiro de confiança, como a FastHelp, e evite problemas desnecessários.

 

Veja também:

O que preciso considerar ao escolher uma solução de segurança?

A importância de uma boa infraestrutura de TI para empresas

 

Siga-nos

       

 

Contato:

 SIA/SUL Trecho 03 Lote 990,  Cobertura - Edifício Itaú

 CEP: 71.200-030 - BRASÍLIA/DF

 +55 (61) 3363-8636

 contato@fasthelp.com.br

Enviar mensagem

Últimas Notícias