Saiba tudo sobre Firewall e como escolher o melhor para sua empresa

Saiba tudo sobre Firewall e como escolher o melhor para sua empresa

 

O firewall não é uma solução de segurança tão conhecida como o antivírus, mas é igualmente importante. Sua função é defender computadores de vírus, worms, cavalos de tróia, hackers e outras ameaças.

Ele pode ser tanto um programa (um software) ou uma peça de hardware (uma peça física). Em ambos os casos, ele vigia e controla o fluxo de informações e fica de olho em elementos que possam ser perigosos.

 

A palavra firewall vem do inglês e significa, literalmente, "parede contra o fogo". Lembre-se da porta corta-fogo, que serve para manter as chamas isoladas dentro de um determinado ambiente. É também essa a função do firewall digital: manter os usuários longe qualquer coisa que possa ameaçá-los.
A seguir, você vai saber como essa ferramenta funciona e como ela vai te ajudar a proteger sua empresa.

 

Firewall: como funciona

O firewall analisa todas as trocas de informação feitas dentro de um determinado ambiente de rede para verificar se algum tipo de dado malicioso está tentando entrar ali. Ele tem a capacidade de olhar pequenos pacotes de dados em busca de sinais de algum tipo de problema potencial. Para que qualquer coisa entre ou saia, é preciso que exista a "aprovação" do firewall. 

 

Proteção embutida

Os principais sistemas operacionais já vêm com firewalls. Para que você fique protegido, é preciso que eles estejam sempre ativos. Outra opção é ativar o firewall que vem junto de bons programas de antivírus. Eles são bastante sofisticados e oferecem uma boa proteção sem que você precise instalar nada extra em sua máquina.

 

Máquina vigilante

É possível também designar uma máquina que se dedique apenas a monitorar e bloquear o tráfego malicioso. Essa é uma opção bastante utilizada em empresas. O acesso de cada máquina a um tipo determinado de tráfego, dado ou conteúdo também pode ser personalizado e criado (e desativado) de acordo com a necessidade de cada usuário ou setor. A configuração pode também contemplar portas e aplicativos específicos. Assim, o firewall consegue ter controle de quais softwares podem se conectar à internet.

 

Escolha uma solução de segurança com firewall

Antes de escolher uma solução de segurança para sua empresa, considere quais componentes estão incluídos. Além do bom e velho antivírus e do detector de malware, o produto deve oferecer filtro web, prevenção de intrusos de host, controle de dispositivos, gerenciamento de dispositivos móveis, controle de aplicativos e criptografia e, claro, firewall.

 

Tipos de firewall

Primeiro, há o firewall de proxy. Ele faz a ponte de uma rede para um programa. Essa medida de segurança oferece diversas vantagens, como proteger contra conexões fora da rede e armazenamento de dados em cache.

O firewall comum é o firewall com inspeção de estado, que monitora todo o tráfego de maneira ininterrupta. Cada conexão aberta é vigiada até seu fechamento. Quem determina as regras de funcionamento é o administrador. Ele também funciona de acordo com contexto, ou seja, com informações que já foram trocadas anteriormente naquela rede.

Já o firewall de gerenciamento unificado de ameaças (UTM), é um tipo de firewall com inspeção de estado que também tem a capacidade de prevenir a infecção por vírus e bloqueia invasões. O UTM é simples e muito fácil de usar.

Assim como os antivírus, os firewalls também tem avançado e usado recursos como inteligência artificial para oferecer uma proteção cada vez maior aos usuários. Esse é o caso do firewall de próxima geração (next generation firewall, NGFW). Ele é recomendado para quem está muito exposto e pode ser constantemente infectado por novas ameaças.

É capaz de prever invasões, reconhecer e bloquear programas e outros dados maliciosos, e ainda aprende conforme o uso. Ele consegue informar, em tempo real, quais ameaças são maiores e precisam ser monitoradas, defende o sistema de ataques de maneira inteligente e automatizada, usando os melhores recursos a disposição e reduz o tempo de resposta, garantindo maior segurança à sua rede.

 

A Fast Help pode ajudar com o firewall

Nós, da Fast Help, estamos preparados para te ajudar com essa difícil escolha. Nossos consultores vão avaliar as necessidades da sua empresa e lhe propor a solução mais adequada à infraestrutura de rede do seu ambiente - que também seja adequada ao seu orçamento. Basta preencher esse formulário.

Siga-nos

       

 

Contato:

 SIA/SUL Trecho 03 Lote 990,  Cobertura - Edifício Itaú

 CEP: 71.200-030 - BRASÍLIA/DF

 +55 (61) 3363-8636

 contato@fasthelp.com.br

Enviar mensagem

Últimas Notícias