Como evitar o vazamento de dados da minha empresa?

Como evitar o vazamento de dados da minha empresa?

 

Quando os dados internos de uma empresa vazam, o prejuízo tem diversas faces. Em primeiro lugar, funcionários e colaboradores ficam expostos. Além disso, seu negócio e os dados dele deixam de ser confidenciais. Seus clientes também entram nessa lista. Por último --e não menos importante--, sua credibilidade é seriamente afetada quando um acidente desse tipo ocorre.

Não se trata de questão de escolha: ter uma boa segurança da informação é um fator de competitividade e sobrevivência. As empresas que ainda não perceberam isso estão ficando para trás e colocando sua reputação e seu negócio em risco. No entanto, é possível tomar alguns cuidados que vão aumentar sua proteção de maneira significativa.

 

A seguir, saiba como prevenir vazamentos de dados na sua empresa e preservar sua reputação.

 

Senhas complexas

Essa é a atitude mais fácil para aumentar a segurança de suas contas online. Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Além disso, use pelo menos 8 caracteres. Evite usar dados pessoais (datas comemorativas, seu sobrenome, por exemplo), anagramas de palavras comuns, ou usar senhas formadas por letras e símbolos que estão próximos uns dos outros no teclado.

 

Firewall forte

Firewalls são a primeira proteção de uma rede. Firewalls ajudam a bloquear conteúdos maliciosos, sem impedir que sua rede transmita e receba os dados necessários.

Há inúmeros tipos disponíveis, que permitem a configuração de diferentes permissões e bloqueios, em função do usuário. Arquivos maliciosos ou sites com URL suspeitas podem ser bloqueados, impedindo que usuários acessem ambientes que coloquem em risco a segurança da rede da sua empresa.

Tenha em mente, porém, que um firewall é uma primeira barreira - e não pode ser o centro de sua política de segurança. Firewalls não substituem antivírus.

Veja também: Saiba tudo sobre Firewall e como escolher o melhor para sua empresa

 

Antivírus de qualidade

O que não falta na internet é opção de antivírus gratuitos. Porém, eles oferecem uma proteção básica, sem lhe proteger de ameaças mais sofisticadas. Lembre-se, o antivírus é sua última linha de defesa – ela deve ser forte o suficiente para aguentar o tranco.

Opções gratuitas podem ser suficientes para computadores domésticos, mas tornam-se uma opção arriscada para ambientes corporativos. Programas pagos são atualizados com maior frequência, disponibilizando para sua empresa proteção contra as ameaças mais recentes.

Ao contrário do que muitos usuários podem pensar, computadores da Apple não estão imunes a ameaças. Macs são frequentemente alvos de spywares, tentativas de phishing e de ransomware e também precisam ser protegidos.

Veja também: Por que nem o melhor antivírus gratuito é suficiente?

 

Oriente seus funcionários

Os softwares mais poderosos não conseguem evitar uma causa frequente de problemas: erro humano. Os principais ataques a pequenas e médias empresas vêm por meio de phishing, uma técnica fraudulenta que usa e-mails falsos, prometendo promoções incríveis ou conteúdo de caráter sexual.

É preciso que os colaboradores de uma empresa saibam que comportamentos os expõem a ataques – e que a empresa tenha uma política clara de segurança. Baixe apenas programas em sites oficiais - e que tenham protocolos de segurança. E sempre use o antivírus para verificar se um arquivo é seguro antes de abri-lo pela primeira vez. 

Em caso de ataque, é preciso saber o que fazer, quem informar – para minimizar possíveis danos. O que ocorre em muitos casos é que funcionários não sabem o que fazer ao notar que tiveram o computador infectado. Mas ao não informar o departamento de TI sobre o ocorrido, cria-se a oportunidade para que o malware infecte outros computadores.

Veja também: Como reconhecer spam e phishing para proteger suas contas e dispositivos

 

Atualize seus programas

Hackers estão sempre tentando descobrir as vulnerabilidades de sistemas e programas. E, à medida que eles descobrem uma falha, cabe os desenvolvedores de uma empresa de software aumentarem a proteção de seus programas. Por isso, é fundamental estar em dia com as atualizações de sistemas. Elas vão garantir que sua rede beneficie dos recursos mais modernos na prevenção de ataques.

 

Faça backups regulares

Backups são a melhor forma de garantir que sua empresa não vai perder dados importantes. Faça backup dos servidores pelo menos uma vez por semana – além de backups adicionais todas as noites. Não confie em apenas uma mídia para armazenar suas informações. Ter um plano B em caso de ataque é essencial - mas ter planos C e D torna seu ambiente ainda mais seguro.

Veja também: Quais são os tipos de Backup?

 

Proteja os dispositivos móveis

Por definição, laptops – computadores portáteis – são mais suscetíveis a ameaças, em função dos riscos de perda e roubo. Por isso, é essencial proteger as informações contidas no seu computador. Ferramentas de encriptação dados são uma boa forma de evitar que dados sigilosos sejam recuperados por outras pessoas.

Celulares e tablets oferecem riscos semelhantes. Por isso, você deve habilitar a opção de formatar seu aparelho à distância (em caso de roubo).

 

Use criptografia

A criptografia é uma das melhores maneiras de evitar invasões e roubos de dados. Ela garante que dados importantes da sua empresa e de seus clientes não estarão facilmente acessíveis, dificultando a ação dos hackers. Criar uma barreira criptográfica ajuda a proteger isso tudo de maneira efetiva.

 

Troque a assinatura pelo certificado

Outro problema enfrentado por empresas é o grande número de assinaturas feitas em papel. Elas podem ser facilmente roubadas de documentos digitalizados e manipuladas. Uma boa solução é investir em certificados digitais, que criam uma barreira extra de segurança e garantem que os emissores das assinaturas são quem eles dizem ser.

 

Crie e reforce norma de confidencialidade

Ter um sistema de regras e procedimentos para documentos digitais evita que algo assim ocorra. Esses dados podem ser protegidos dentro de uma plataforma que exige usuário e senha para permitir a visualização, garantindo que a privacidade de seus clientes e funcionários seja preservada.

 

Proteja seu sistema de nuvem

Muitos roubos e interceptação de dados ocorrem na nuvem. Se não há um sistema que garanta a segurança dos dados nos servidores virtuais, você estará sujeito a sérias brechas de segurança. Uma empresa de TI experiente saberá criar um sistema seguro na nuvem, evitando que seus servidores sejam violados. Além disso, ela criará backups automáticos, protegendo seus dados de perdas.

 

Veja também: Tudo que você precisa saber antes de migrar seus dados para a nuvem

Siga-nos

       

 

Contato:

 SIA/SUL Trecho 03 Lote 990,  Cobertura - Edifício Itaú

 CEP: 71.200-030 - BRASÍLIA/DF

 +55 (61) 3363-8636

 contato@fasthelp.com.br

Enviar mensagem

Últimas Notícias