Ciberguerra: EUA atacam a Coreia do Norte com DDoS

Tempo de Leitura: 2min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 3 de October de 2017

Enquanto o mundo está com os olhos voltados para a relação tensa entre Estados Unidos e Coreia do Norte, torcendo para que uma guerra não ocorra, a ciberguerra já deu os primeiros passos há algum tempo.

De acordo com o Washington Post, citando uma diretiva assinada pelo presidente norte-americano no começo do ano, os EUA estão pressionando a Coreia do Norte com ações diplomáticas e até ações cibermilitares — incluindo o uso de ciberatividades. Ou seja: o míssil, aqui, é o DDoS.

O WSJ nota que o Unified Combatant Command (comando do Departamento de Defesa dos Estados Unidos) lançou um ataque de negação de serviço ao Reconnaissance General Bureau, agência militar espiã da Coreia do Norte. A ideia por trás do ataque seria encher os servidores da agência e cortar o acesso à internet dos funcionários.

No começo do ano, a Casa Branca comentou o seguinte sobre o Comando de Combate Unificado: “Demonstra nossa determinação contra ciberameaças e vai nos ajudar a tranquilizar aliados e parceiros, além de deter adversários”.

O relato não indica quando os EUA lançaram o ataque DDoS contra a Coreia do Norte, porém, acredita-se que os ataques se encerram entre os últimos dias de setembro e os primeiros deste mês, outubro.

Um ataque DDoS realizado por uma potência como os Estados Unidos podem desde deixar um departamento ou agência no escuro por algum tempo, sem poder de monitoração, como até mutilar qualquer capacidade de ciberataque ou retaliação do adversário por um tempo.

Caso você não saiba, os ataques de negação de serviço, DDoS, são feitos para inutilizar sistemas, deixá-los indisponíveis. Isso é feito pela invalidação de servidores por sobrecarga. Quer exemplos? Você deve lembrar quando a Sony PlayStation Network e a Microsoft Xbox Live ficaram fora do ar um bom tempo por causa desse modus operandi.

Ainda, alguns especialistas citados pelo WSJ temem que a Coreia do Norte veja o ataque DDoS como um ato de guerra e, realmente, parta para uma retaliação “no mundo real”.

É interessante notar que a Rússia começou a fornecer uma rota de internet para a Coreia do Norte nesta semana, de acordo com o Security Week. Ao que parece, como disse Eugene Kaspersky em nossa entrevista, estamos vivendo uma Guerra Fria não tão fria no momento.

Fonte: Tecmundo

Imagem: Reprodução

Você também pode gostar de…

Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem
Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem

Em abril, o Congresso mudou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Em vez de agosto de 2020, a implementação passaria para janeiro de 2021. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 959/2020, adiando a vigência da lei ainda mais, para...

LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?
LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?

Após o Senado adiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de abril estende ainda mais o prazo — adiando a LGPD para 3 de maio de 2021. Ou seja, as empresas terão nove meses a mais...

Panorama Fast Help –  4 de Maio
Panorama Fast Help – 4 de Maio

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques:  Ataques e segurança Criminosos seguem se aproveitando do desespero causado...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

PROMOÇÃO KASPERSKY PARA EMPRESAS DA SAÚDE

Nossa parceira Kaspersky está com uma iniciativa para proteger quem trabalha com saúde nesse momento de crise. Estamos com diversas soluções para a segurança do ambiente digital com um preço especial.


CONTATO

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!