Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

9 + 10 =

Conheça o SIEM, ferramenta que potencializa o SOC

[wtr-time]

Escrito por admin

Em 22/02/2022
          Entre os profissionais de TI, existe o consenso de que quanto maior a visibilidade em um ambiente de TI, mais fácil é protegê-lo. Na prática, com estruturas espalhadas em servidores internos, plataformas de nuvem e os funcionários acessando a rede interna por meio de diversos dispositivos móveis, é muito difícil conseguir essa visibilidade completa. Mas você sabia que existem ferramentas especializadas nisso? Se não, você precisa conhecer o SIEM.
          A sigla vem de Security Information and Event Management, termo em inglês para gerenciamento de eventos e informações de segurança. A origem do SIEM é a união do SEM, sistema que faz o registro de segurança, com o SIM, que analisa essas informações. Portanto, a maior vantagem do SIEM está no que chamamos de correlação — ou seja, quando ocorre um evento de segurança, ele é imediatamente catalogado e analisado. Isso acelera muito a resposta do time de segurança a um ataque e pode até interromper uma invasão. 
         O SIEM também ajuda a simplifica a gestão do ambiente de TI, afinal, organizar manualmente as informações de diversas ferramentas como antivírus, firewalls, antispams e outros produtos de segurança não é prático, nem eficiente, para conter ameaças. Além disso, é possível agregar machine learning e Inteligência Artificial para tornar as correlações mais inteligentes e preditivas.
      Com funcionalidades como essa, é possível ter uma abordagem holística e preditiva — por exemplo, criando regras que determinem o que é um acesso normal a um site, com base nos dados já observados no sistema, ou o que é uma tentativa de ataque sobre a qual as equipes devem ser alertadas. Isso vale até mesmo para ameaças internas, caso o acesso incomum surja de dentro da empresa. 
       Embora ter um sistema dedicado apenas ao gerenciamento de soluções de segurança pareça algo direcionado apenas para uma grande empresa, com milhares de endpoints, atualmente já existem SIEMs que permitem o dimensionamento da estrutura para melhor aproveitamento da solução, tornando-a acessível a companhias de todos os portes.  
         Muitas ferramentas SIEM também permitem a criação de paineis customizados e integração com outros produtos de cibersegurança, como antivírus, se adequando ainda mais às necessidades de cada empresa. 
         Outra vantagem do SIEM é que é uma ferramenta imprescindível para casos de uso de Internet das Coisas, justamente por conseguir se conectar e monitorar diversos endpoints ao mesmo tempo.

O maior aliado do SOC

          Os clientes da FastHelp já conhecem o SOC (Security Operations Center), ou seja, o centro de operações de segurança. Esse centro de operações tem o objetivo de fazer com que a equipe de segurança da informação tenha visibilidade total do ambiente corporativo e reaja proativamente para bloquear, mitigar ou remediar ameaças de segurança. Parece familiar, não é mesmo? 
         Isso porque o SIEM tem tudo a ver com a lógica do SOC, sendo uma ferramenta que possibilita visibilidade em 360 graus. Incluir um sistema como o SIEM em seu SOC vai facilitar ainda mais o gerenciamento das soluções de segurança, seja pela sua equipe ou por uma empresa especializada em cibersegurança, como a FastHelp. Com as ferramentas certas nas mãos certas, a segurança da sua empresa se tornará muito mais eficiente e assertiva!

Você também pode gostar de…

O que a TI pode aprender com a guerra na Ucrânia
O que a TI pode aprender com a guerra na Ucrânia

A guerra na Ucrânia é, sem sombra de dúvida, uma tragédia. Mas, além da crise humanitária criada pela destruição de cidades e morte de civis, o conflito também está ocorrendo em uma dimensão invisível, mas com potencial não menos destruidor: o ciberespaço.  Pela...

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!