Mais uma Copa do Mundo chegou. O maior torneio de futebol do mundo é uma época alegre, perfeita para reunir os amigos, a família e se divertir. Mas grandes eventos também podem trazer grandes dores de cabeça. Os malfeitores aproveitam nossa empolgação e criam diversos tipo de golpes para roubar dados, senhas e até nosso dinheiro.
É muito importante ficar atento quando receber conteúdos supostamente relacionados à Copa do Mundo para não cair numa roubada. Por isso, veja a seguir algumas dicas para aproveitar o mundial sem sofrer.
1. Cuidado com ingressos falsos
Muito brasileiros gostam de viajar à sede da Copa do Mundo para assistir aos jogos da seleção de perto. Embora muita gente se organize e compre tudo com antecedência, algumas coisas são difíceis de prever. Por exemplo, em qual chave a seleção brasileira estará a partir da segunda fase.
Por isso, talvez seja preciso ir atrás de ingressos para jogos que não estavam na programação dos torcedores. Quando isso acontece, tome muito cuidado: diversos criminosos aproveitam a empolgação dos fãs para vender ingressos falsos na internet, especialmente em sites de leilão. Desconfie de preços muito baixos e procure vendedores que têm credibilidade.
Prefira também os vendedores que usam os sistemas de retorno do dinheiro caso haja algum problema com sua compra. Assim, você se protege caso seja enganado.
2. Não permita que transformem sua viagem num pesadelo
Além de tomar cuidado com os ingressos, fique ligado aos sites onde pretende reservar a estadia e comprar passagens aéreas. Numa época de alta procura por esses produtos, falsários aproveitam para criar falsos sites para dar golpes nos turistas desavisados. Procure sempre entrar nos sites digitando o endereço oficial diretamente na barra de endereço do navegador e suspeite sempre de promoções divulgadas em redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens.
3. Tome cuidado com jogos e aplicativos temáticos
A quantidade de jogos que a Copa traz durante um único mês certamente estimula os amantes de videogames a criar o próprio torneio. Mas tome cuidado ao fazer login nas suas contas dos sistemas de jogos. Não use redes que você não conheça.
Lembre-se de que nessas contas estão, além de informações pessoais, seus dados de cartão de crédito, que podem ser roubados e usados para cometer fraudes – e esvaziar seu bolso.
4. Preste atenção às supostas promoções no seu e-mail
Outra estratégia usada pelos cibercriminosos é disfarçar golpes em e-mails que parecem promoções. Sabemos que 95% das invasões de hackers começam com um ataque de phishing feito por e-mail. Por isso, a regra número um para combater o phishing é: nunca clique em links que não foram solicitados ou que pareçam suspeitos.
Também não abra, ou mesmo baixe anexos se não souber exatamente do que se trata. Ficou na dúvida? Use o bom e velho telefone para confirmar se o remetente é mesmo quem você acha que ele é. Muitas vezes, ele pode estar sendo usado para passar o golpe do phishing em outras pessoas e nem sabe disso.
5. Cuidado com os apps
A Copa é também uma ótima oportunidade para enganar as pessoas nas lojas de apps dos sistemas operacionais. Aplicativos disfarçados conseguiram enganar milhares de pessoas e espalhar vírus de celular. Existem alguns métodos já conhecidos. Um deles é criar um app que imita outro, popular, para atrair os desavisados e invadir o aparelho.
Outra é usar aplicativos legítimos para fisgar novas vítimas, burlando os sistemas dos aparelhos. Embora seja impossível se proteger completamente dessas ameaças, é sempre recomendável ficar de olho antes de instalar qualquer coisa nova em seus aparelhos.
6. Os perigos do WhatsApp
O popular aplicativo de troca de mensagens é uma das ferramentas favoritas para passar golpes e enganar cidadãos desavisados. Já houve registro de falsas vagas de emprego, cupom de descontos e até distribuição gratuita de produtos.
É muito provável que os malfeitores voltem a atacar na Copa, “oferecendo” cerveja, camisas da seleção e outros produtos. A velha regra do “é bom demais para ser verdade” é essencial para não ser enganado. Não clique em links suspeitos que sejam enviados a você pelo WhatsApp. Nem se forem enviados por familiares, amigos ou esposas e esposos.
Vá ao site oficial da empresa ou organização que supostamente está distribuindo as benesses e confirme para saber se é verdade.
7. Cuidado com as redes sociais
Uma maneira bastante comum de espalhar vírus pelas redes sociais é criando malwares que postam sem a permissão do usuário e enviam supostos vídeos ou links de notícias para a lista de amigos. Ou, ainda, que marcam dezenas dos amigos em um post contaminado.
A melhor maneira de não cair nessa é sempre desconfiar quando for marcado em conteúdos suspeitos pelos seus amigos. Muitas vezes, os hackers criam posts que se parecem com vídeos, mas que, na verdade, levam a sites que vão te infectar e roubar suas informações. Desconfie sempre. E não clique em nada que você não tenha 100% de certeza de que seja seguro.
8. Preste atenção ao assistir jogos pela internet
Para não ter que pagar um canal de TV a cabo, muita gente gosta de assistir a jogos de futebol em sites piratas, que repetem o sinal de canais pagos e os distribuem pela internet. Embora essa pareça ser uma maneira esperta de burlar o conteúdo pago, ela pode ser muito perigosa. Geralmente, esses sites são inseguros e podem comprometer seus dados.
Eles podem estar cheios de malwares e se aproveitam da sua vontade de assistir à Copa para roubar seus dados. A dica aqui é: não clique em sites de transmissão de vídeo suspeitos. Eles podem sim ser perigosos. Procure sempre assistir aos jogos nos sites oficiais de redes de TV e dos organizadores do torneio.
Na época da Copa, os canais que compraram os direitos de transmissão costumam transmitir todas as partidas pela internet, mesmo as que não passam na TV. Divirta-se e proteja-se.
9. Proteja-se contra os vírus
Não importa qual seja seu sistema operacional, o ideal é que você tenha um bom sistema de segurança instalado. Ele ajuda a prevenir potenciais problemas e vai evitar muitas dores de cabeça no futuro. Os hackers estão cada vez mais dedicados a criar malwares e vírus de computadores e celulares. Quanto mais você investir em sua proteção, melhor.
0 Comments