Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

7 + 9 =

Processo sólido de tomada de decisões fortalece cultura corporativa da FastHelp durante pandemia

[wtr-time]

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 14 de July de 2020

A crise sanitária, econômica e social causada pela pandemia da Covid-19 colocou à prova a ética e a cultura estabelecidas dentro das organizações. O contexto sem precedentes exige respostas rápidas para garantir a segurança dos funcionários e a continuidade dos modelos de negócios. Mais do que nunca, as marcas precisam demonstrar ações concretas que reflitam seus valores.

É nesse momento que um processo sólido de tomada de decisões faz a diferença. Na FastHelp, nutrimos uma forte cultura de integridade — muito antes do impacto da pandemia —, abordando temas que vão desde a importância do compliance até a preocupação com o bem-estar dos Helpers — temas que se intensificaram com o stress físico e mental causado por este período de incertezas.

Adicionalmente, todas as decisões da FastHelp levam em consideração as opiniões de nosso time. Por isso, temos canais de comunicação direta entre nossos colaboradores e gestores e também nosso portal de ouvidoria, que pode ser usado de forma anônima, garantindo total liberdade para que nossos Helpers expressem suas opiniões.

Para que todos estejam atualizados sobre o que acontece na empresa e possam contribuir, com ideias e opiniões, o CEO Paulo Ribeiro criou a newsletter semanal Minuto CEO, onde discute os processos e políticas internas da empresa e detalha planos para o futuro. Essa ferramenta se tornou ainda mais importante durante a pandemia, com tantas mudanças acontecendo e a equipe trabalhando à distância.

“Houve uma insegurança em relação à questão de emprego porque as pessoas começaram a perceber que o mercado estava se retraindo. E, por isso, eu quis tranquilizar a equipe de que nós não iríamos passar esse tipo de coisa”, comenta o CEO.

A comunicação também ganha força ao se traduzir em políticas práticas, como a adesão da FastHelp à campanha Não Demita, garantindo estabilidade dos funcionários por pelo menos três meses e minimizando uma preocupação legítima da equipe, em um momento que a taxa de desemprego passa dos 13% no país.

Essa comunicação constante e o feedback dado por nossos Helpers têm sido fundamentais na manutenção de uma perspectiva mais humana, que prioriza a saúde física e psicológica de nossos colaboradores. Foi com base nesse feedback que recebemos da nossa equipe e e em nossa cultura de decisão orientada por dados, que decidimos, mesmo com o início da retomada de atividades presenciais no DF, pausar o nosso protocolo de retomada e continuar com nossas atividades em home office até agosto, como explica Paulo.

“O pessoal estava inseguro com relação ao retorno. Eu percebi que, baseado nas informações oficiais de que a ocupação dos leitos de UTI está acima de 59% em Brasília (tanto na rede pública quanto na privada), era melhor retomar esse protocolo novamente em agosto, para manter a calma da equipe”, conta.

Readaptar e melhorar

Com um processo sólido de tomada de decisões nos permitindo continuar as operações e ultrapassar o pior da crise, pudemos nos concentrar em apoiar nossos clientes em suas necessidades e aproveitar este momento para evoluir e melhorar processos.

“A FastHelp não precisou tomar nenhuma decisão que tivesse impacto negativo na empresa. Nosso desafio agora é justamente encontrar caminhos e meios para continuar crescendo”, detalhou o Diretor Comercial Gustavo Miranda.

Um exemplo é a substituição de contratos físicos por contratos digitais. Por meio de uma transição bem-sucedida para assinaturas eletrônicas, a empresa digitalizou processos — o que vai continuar mesmo com o fim da pandemia. Além do mais, a garantia de proteção ao processo de assinaturas eletrônicas é mais um mercado na gama de serviços que a FastHelp já traz para seus clientes que procuram fazer a mesma transição de forma segura.

“Como uma empresa de tecnologia, estamos sempre curiosos para fazer alguma coisa diferente, então nossa sede de conhecimento e inovação nesse momento de ‘novo normal’ é maior do que o pânico”, crava.

Nossos esforços foram reconhecidos com um Net Promoter Score (NPS) — uma métrica de de lealdade dos clientes — de 100% em maio. Esse aumento de satisfação dos nossos clientes durante a pandemia mostra que FastHelp tem tomado as decisões corretas desde a chegada do Covid-19, procurando não somente manter nosso negócio vivo mas aprender com essa experiência para trazermos melhorias que continuarão nas práticas de nossa empresa muito depois da volta bem-sucedida para o nosso “novo normal”.

Você também pode gostar de…

Quanto ganham os profissionais de TI?
Quanto ganham os profissionais de TI?

A pandemia do Covid-19 impactou empresas de todos os portes e setores, levando a um aumento do desemprego no país. O setor de TI não ficou imune a este movimento, especialmente em meio à expectativa de redução dos investimentos já destacadas por consultorias como a...

Temos vaga para Analista de Projetos
Temos vaga para Analista de Projetos

Você tem formação superior na área de Tecnologia da Informação ou Administração? Tem experiência na área de Analistas de Projeto em Tecnologia? Tem cursos adicionais na área de Projetos? E no final de tudo, deseja ser um Helper e ter desenvolvimento profissional...

5 formas pelas quais a FastHelp impulsiona a sua cultura da integridade
5 formas pelas quais a FastHelp impulsiona a sua cultura da integridade

Ainda estamos no meio do ano, mas sem sombra de dúvida já podemos dizer que 2020 transformou o cenário para as empresas para sempre. Além dos desafios sanitários e econômicos trazidos pela pandemia de Covid-19, movimentos como #BlackLivesMatter e a chegada do Sleeping...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!