Emmanuel Macron vencedor das eleições na França foi alvo de ataque cibernetico

Tempo de Leitura: 2min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 25 de June de 2015

campanha do candidato centrista Emmanuel Macron para a presidência da França foi alvo de uma pirataria maciça a poucos minutos do término oficial da campanha eleitoral, à meia-noite desta sexta-feira (5), pelo horário local.Sua equipe confirmou que uma grande quantidade de documentos internos, como emails e documentos contábeis, foram hackeados e publicados nas redes sociais por meio de um link divulgado pelo site WikiLeaks, que negou envolvimento no caso.

Em um comunicado, a equipe do Emmanuel Macron afirma que os arquivos divulgados foram obtidos há várias semanas de emails pessoais e profissionais hackeados de lideranças do movimento Em Marcha!. “Evidentemente, os documentos pirateados são todos verdadeiros e dizem respeito ao funcionamento normal de uma campanha presidencial”, afirma o texto. Os responsáveis dizem que os arquivos divulgados publicamente não são motivos de preocupação em relação à legalidade e conformidade com as leis eleitorais.

Segundo os responsáveis do movimento Em Marcha!, os documentos pirateados foram divulgados nas redes sociais com outros, falsos, com o objetivo de propagar “dúvidas e desinformação” e prejudicar a candidatura de Macron a poucas horas do segundo turno da eleição presidencial, que foi realizada neste domingo (7).

A operação já foi batizada de “MacronLeaks”. Na noite de sexta-feira, vários partidários da extrema-direita divulgaram os documentos por meio de suas contas nas redes sociais. O movimento Em Marcha! informou que vai acionar as autoridades competentes e pedir uma investigação sobre o caso para identificar a origem do ataque cibernético.

O presidente François Hollande reagiu e afirmou que a piratagem “não vai ficar sem resposta”.

 

Apelo para não divulgar arquivos

 

A Comissão de controle da campanha eleitoral francesa pediu neste sábado (6) para que a imprensa e também os cidadãos não publiquem documentos e arquivos vazados. O apelo foi feito após uma reunião de representantes da comissão para estudar o “ataque informático”.

Em comunicado, a Comissão alertou que a difusão ou redifusão dos dados, que foram obtidos de maneira fraudulenta, e que tudo indica foram misturados a documentos falsos, pode ser punida pelo código penal.

Fonte: Carta Capital

Você também pode gostar de…

Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem
Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem

Em abril, o Congresso mudou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Em vez de agosto de 2020, a implementação passaria para janeiro de 2021. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 959/2020, adiando a vigência da lei ainda mais, para...

LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?
LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?

Após o Senado adiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de abril estende ainda mais o prazo — adiando a LGPD para 3 de maio de 2021. Ou seja, as empresas terão nove meses a mais...

Panorama Fast Help –  4 de Maio
Panorama Fast Help – 4 de Maio

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques:  Ataques e segurança Criminosos seguem se aproveitando do desespero causado...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

PROMOÇÃO KASPERSKY PARA EMPRESAS DA SAÚDE

Nossa parceira Kaspersky está com uma iniciativa para proteger quem trabalha com saúde nesse momento de crise. Estamos com diversas soluções para a segurança do ambiente digital com um preço especial.


CONTATO

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!