Estudo revela quase 10 milhões de novas ameaças cibernéticas no primeiro semestre

Tempo de Leitura: 1min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 8 de September de 2017

Segundo um novo relatório da G Data, foram detectadas cerca de 10 milhões de novas ameaças cibernéticas somente no primeiro semestre deste ano. O Windows se mantém como a plataforma mais atacada e os cavalos de troia (trojans), PUPs (programa potencialmente indesejados) e adware, mais uma vez, as ameaças mais repetidas.

O estudo mostra que a criação de novos malwares ocorre em ritmo exponencial e que o futuro não reserva boas notícias quando o assunto é os ataques cibernéticos. Há dez anos, foi identificado a existência de 133.253 novos malwares, um número insignificante se comparado aos dez milhões de hoje e se considerado também que os criminosos levam hoje apenas cinco dias para criar a mesma quantidade exemplares de vírus criada durante todo o ano de 2007.

De acordo com o levantamento, nos primeiros seis meses deste ano, os criminosos produziram 4.891.304 novos programas maliciosos, 70% do total do ano passado. Isto significa que mais de 27 mil novos vírus são criados por dia ou um novo vírus a cada 3,2 segundos. “Essa é situação figura alarmante”, comenta Ralf Benzmüller, especialista da G Data.

“O cenário é, de fato, assustador: aproximadamente um em cada seis programas maliciosos foi criado diariamente durante o primeiro semestre de 2017. Se este ritmo vertiginoso de malware for mantido, finalizaremos o ano com um lote de 20 milhões de novas ameaças”.

Fonte: Security Report

Imagem: Reprodução

Você também pode gostar de…

Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem
Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem

Em abril, o Congresso mudou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Em vez de agosto de 2020, a implementação passaria para janeiro de 2021. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 959/2020, adiando a vigência da lei ainda mais, para...

LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?
LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?

Após o Senado adiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de abril estende ainda mais o prazo — adiando a LGPD para 3 de maio de 2021. Ou seja, as empresas terão nove meses a mais...

Panorama Fast Help –  4 de Maio
Panorama Fast Help – 4 de Maio

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques:  Ataques e segurança Criminosos seguem se aproveitando do desespero causado...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

PROMOÇÃO KASPERSKY PARA EMPRESAS DA SAÚDE

Nossa parceira Kaspersky está com uma iniciativa para proteger quem trabalha com saúde nesse momento de crise. Estamos com diversas soluções para a segurança do ambiente digital com um preço especial.


CONTATO

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!