Google Docs é usado em sofisticado golpe de phishing em todo o mundo

Tempo de Leitura: 2min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 18 de April de 2017

Um complexo esquema de phishing está usando o Google Docs como meio de propagação em massa. Usuários da nuvem do Google estão recebendo por e-mail falsos convites para edição de documentos que acabam se mostrando iscas para que se tornem vítimas de absusos online.

Ao aceitar o convite, normalmente enviado a partir de algum contato previamente infectado, — como uma espécie de corrente — o usuário dá aos criminosos acesso aos seus contatos de e-mail, além de dados de login e senha de contas nos serviços online. Segundo Google, o app malicioso já foi retirado do ar e deve parar de alastrar pela rede.

O ataque chama atenção porque é muito mais elaborado do que uma campanha de phishing convencional. Quem está por trás do esquema desenvolveu uma página de autorização de acesso que usa a estrutura do Google. Isso significa que mesmo usuários mais atentos terão alguma dificuldade em perceber que estão sendo conduzidos a uma página totalmente falsa com golpe de phishing.

Ao usar a estrutura do Google, os criadores do ataque driblaram uma das formas mais comuns de se detectar um ataque deste tipo: um site aparentemente legítimo, mas com um endereço URL falso. Para identificar a falsidade do convite, o usuário tinha que deixar o cursor do mouse repousar sobre o título do aplicativo para revelar o nome do desenvolvedor — que, neste caso, não é o Google.

Segundo Fabio Assolini, especialista da Kaspersky Lab no Brasil, esse tipo de phishing mais elaborado não é inédito. “Chamamos de ‘ataque OAuth’, em que a mensagem maliciosa enviada a vítima mostra a URL verdadeira do serviço, seja Gmail, Facebook, Twitter e etc. Mas, uma vez clicado, levará a página de autorização, onde será solicitado por um web app o acesso a conta do usuário”.

Fonte: Techtudo

Você também pode gostar de…

Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem
Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem

Em abril, o Congresso mudou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Em vez de agosto de 2020, a implementação passaria para janeiro de 2021. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 959/2020, adiando a vigência da lei ainda mais, para...

LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?
LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?

Após o Senado adiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de abril estende ainda mais o prazo — adiando a LGPD para 3 de maio de 2021. Ou seja, as empresas terão nove meses a mais...

Panorama Fast Help –  4 de Maio
Panorama Fast Help – 4 de Maio

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques:  Ataques e segurança Criminosos seguem se aproveitando do desespero causado...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

PROMOÇÃO KASPERSKY PARA EMPRESAS DA SAÚDE

Nossa parceira Kaspersky está com uma iniciativa para proteger quem trabalha com saúde nesse momento de crise. Estamos com diversas soluções para a segurança do ambiente digital com um preço especial.


CONTATO

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!