Hackers invadem sites do governo do DF e publicam ataques a Michel Temer

Tempo de Leitura: 2min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 12 de June de 2017

Invasão foi registrada no domingo e, segundo GDF, controlada no próprio dia. Nesta segunda, ofensas ao presidente ainda apareciam em sites de busca, vinculadas ao Palácio do Buriti.

Sites do governo do Distrito Federal foram invadidos por hackers e adulterados com imagens e textos de oposição ao presidente Michel Temer neste domingo (11). A Casa Civil do governo local diz que solucionou o problema no mesmo dia mas, nesta segunda (12), sites de busca ainda mostravam ofensas direcionadas a Temer, vinculadas ao portal oficial do governo do DF.

“Não pretendo começar isso com um discurso clichê de fora temer, mas primeiramente [expressão chula] Michel Temer e pra toda sua bancada”, dizia a mensagem. Até as 20h, o texto continuava disponível em plataformas de busca, embora o site institucional já tivesse sido recuperado.

Em nota, o Palácio do Buriti diz que “o problema foi identificado e que configurações de segurança foram implementadas para evitar novos ataques”. Ainda segundo o GDF, a equipe de tecnologia enviou um pedido ao Google para a atualização dos bancos de dados, que poderia resultar na retirada dos xingamentos a Temer. 

Em abril, o GDF unificou todos os seus sistemas de servidores digitais para, segundo o governo, “prevenir possíveis ataques hackers” e deixar de pagar aluguel a empresas de TI. Durante a apresentação do projeto, Rollemberg disse que a central criada para guardar máquinas e dados de rede corporativa iria trazer mais segurança ao fluxo de dados e a gestão de políticas públicas.

Invasão
No ano passado, os sistemas de informática do governo do Distrito Federal sofreram 52.031 tentativas de invasão, segundo a Secretaria de Planejamento informou ao G1. Em 12 oportunidades, “hackers” conseguiram de fato acessar os servidores, informou a pasta que administra a infraestrutura tecnológica do GDF.
A secretaria afirma que o acesso ocorreu basicamente em páginas que mantêm fóruns ou comentários abertos, sem moderação, com propagandas e anúncios que não comprometem a segurança dos sites do governo e por isso, não houve nenhum tipo de vazamento de dados.

Comparando com os números de 2015, a quantidade de tentativas de invasão cresceu 665%. Naquele ano, houve 6,8 mil iniciativas frustradas, e um ataque efetivo.

Fonte: G1

Você também pode gostar de…

Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem
Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem

Em abril, o Congresso mudou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Em vez de agosto de 2020, a implementação passaria para janeiro de 2021. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 959/2020, adiando a vigência da lei ainda mais, para...

LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?
LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?

Após o Senado adiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de abril estende ainda mais o prazo — adiando a LGPD para 3 de maio de 2021. Ou seja, as empresas terão nove meses a mais...

Panorama Fast Help –  4 de Maio
Panorama Fast Help – 4 de Maio

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques:  Ataques e segurança Criminosos seguem se aproveitando do desespero causado...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

PROMOÇÃO KASPERSKY PARA EMPRESAS DA SAÚDE

Nossa parceira Kaspersky está com uma iniciativa para proteger quem trabalha com saúde nesse momento de crise. Estamos com diversas soluções para a segurança do ambiente digital com um preço especial.


CONTATO

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!