A importância de uma boa infraestrutura de TI para empresas

Tempo de Leitura: 3min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 5 de February de 2019

Nenhuma empresa consegue sobreviver por muito tempo se não tiver uma base que dê apoio aos negócios e aos funcionários. A infraestrutura faz parte da fundação de uma companhia e, acredite ou não, tem um papel determinante no sucesso ou fracasso de um empreendimento.

E não adianta só se preocupar apenas com os alicerces daquilo que sua empresa faz, embora seja essencial, claro. Você precisa olhar também para o todo e as ferramentas que tornam possível a comunicação, colaboração e agilização dos processos internos. Hoje, não há mais como não levar em conta a infraestrutura de tecnologia da informação que sua empresa possui.

Ela é uma parte indissociável do fluxo do seu negócio, ajudando a dar mais eficiência em praticamente todos os setores de qualquer companhia. Já parou para pensar nisso? Seus funcionários têm à disposição bons equipamentos e ferramentas para trabalhar bem?

Entenda por que é tão importante ter uma boa infraestrutura de TI e como isso pode ajudar o seu negócio.

O que é infraestrutura de TI?

Para saber como melhorar a infraestrutura de TI, em primeiro lugar é preciso saber do que ela é feita. De maneira geral, podemos pensar nos dispositivos usados pelos funcionários e colaboradores (laptops, computadores, tablets), nos servidores que hospedam diversos serviços e ferramentas (armazenamento, e-mails, bancos de dados), a rede que conecta tudo isso (com seus componentes, como cabos, roteadores e outros), as impressoras e o equipamento de telefonia.

Faça um diagnóstico do estado atual

O passo seguinte é entender em que estado está o que você já tem disponível. Quantos dispositivos sua empresa possui? Para que eles são usados? Quantos estão funcionando, quantos estão quebrados? Quais softwares são necessários para operar seu negócio? Eles estão atualizados?

Seus funcionários costumam perder horas de trabalhos por conta de problemas nessa infraestrutura (servidores que caem, equipamentos constantemente defeituosos, programas que travam ou não oferecem boas soluções, etc)? Há um antivírus protegendo sua rede e seus equipamentos?

Veja também:
Por que um antivírus gratuito não protege sua empresa

Existe uma equipe destacada cuidando apenas desses problemas? Com que velocidade os problemas dos usuários são resolvidos? Para ajudar nesse processo, que pode ser bastante trabalhoso, o melhor é contar com a ajuda de um especialista.

Veja também:
Por que preciso de um Suporte de TI Especializado?

Solucione problemas para otimizar o trabalho

Uma vez que você souber exatamente qual é o estado das coisas na sua empresa, terá um mapa do que pode ser feito e como deve ser feito. Saberá em que áreas investir mais, em quais a situação está boa e até checar se há desperdício de tempo e recursos em algo que não ajuda seu negócio.

Ou talvez você perceba que precisa reforçar o time de TI para que ele seja capaz de monitorar sua infraestrutura de maneira constante e dedicada. Se o seu negócio não conta com esses profissionais, uma boa saída pode ser terceirizar o trabalho para uma empresa de confiança, como a Fast Help, que ajudará a fazer o diagnóstico, a criar soluções e a implementa-las. Assim, você terá um time sempre à disposição quando houver necessidade de resolver problemas de tecnologia da informação.

Esses profissionais não só farão tudo correr bem no dia a dia, como também serão capazes de prever problemas e antecipar necessidades, como troca de equipamentos, atualização de softwares, troca de sistemas e ferramentas.

Veja também:
6 bons motivos para terceirizar serviços em TI
A solução definitiva para os problemas que seus técnicos internos não resolvem

Você também pode gostar de…

Minha empresa foi vítima de um crime virtual. E agora?
Minha empresa foi vítima de um crime virtual. E agora?

Estratégias de mitigação de ataques virtuais Em poucas áreas o chavão “prevenir é melhor que remediar” é mais pertinente. Os danos causados por vazamentos de dados ou ataques como o ransomware (uma espécie de sequestro dos computadores da empresa) envolvem prejuízos...

Como garantir a segurança da informação no home office?
Como garantir a segurança da informação no home office?

Dentre as diversas mudanças que a tecnologia trouxe para o mercado de trabalho, o home office - ou trabalho remoto - é uma das mais adotadas em todo o mundo - e o Brasil não está alheio a esta tendência.  Segundo uma pesquisa IBOPE Conecta encomendada pela...

11 estratégias de como evitar o vazamento de dados
11 estratégias de como evitar o vazamento de dados

Quando os dados internos de uma empresa vazam, o prejuízo tem diversas faces. Em primeiro lugar, funcionários e colaboradores ficam expostos. Além disso, seu negócio e os dados dele deixam de ser confidenciais. Seus clientes também entram nessa lista. Por último --e...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!