Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

2 + 11 =

O que é infraestrutura hiperconvergente e como ela pode aumentar as margens da sua empresa?

[wtr-time]

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 22 de January de 2020

A infraestrutura de datacenters pode ser considerada um dos maiores custos dos orçamentos de TI atualmente. Custa caro adquirir novos equipamentos, refrigerar instalações e, claro, manter pessoal habilitado para monitorar as operações. Não à toa, as empresas estão em busca de soluções que possam reduzir a complexidade dessa tarefa e, entre as mais procuradas, está a infraestrutura hiperconvergente. 

Mas como ela funciona? 

Para entender a hiperconvergência, é preciso saber antes como funciona uma infraestrutura convencional. Um datacenter tradicional contém três camadas de hardware para as funções de rede, computação e armazenamento. Há também uma camada de virtualização, normalmente realizada por um software. A gestão dessas camadas, que são compostas por equipamentos de diferentes empresas (não necessariamente compatíveis entre si), se torna muito complexa, exigindo enormes equipes para manutenção de cada setor. 

A hiperconvergência revoluciona esse cenário ao unificar soluções de armazenamento, computação e redes em um único hardware com um sistema definido por software. Isto significa que, em vez de usar sistemas legados para cada uma destas funções e diversos equipamentos, uma infraestrutura hiperconvergente utiliza apenas servidores x86 (os mais comuns em datacenters) e permite que as funções sejam administradas pela mesma plataforma baseada em software através de um portal. 

Usando uma definição mais técnica, uma infraestrutura hiperconvergente faz a integração do hardware comum de um datacenter usando os recursos de armazenamento conectados localmente com um software inteligente para criar blocos flexíveis que substituem a infraestrutura de rede tradicional, na qual o gerenciamento dos recursos é feito de maneira separada.

Comparativo de uma estrutura de data center tradicional com a de hiperconvergência

Vantagens da solução hiperconvergente

Redução de 40-60% de custo de implantação e operação.

Redução de até 90% em energia, refrigeração e espaço com fator de forma 2U.

Integra computação, armazenamento e virtualização em uma só solução.

Obviamente, ao condensar diversos equipamentos em uma solução que pode ser gerida de forma inteligente por um software central, a hiperconvergência torna os processos de manutenção do datacenter muito mais simples e aumenta a produtividade da sua equipe de TI.

Uma solução de hiperconvergência como a da Nutanix, que é comercializada pela FastHelp, permite que a empresa incorpore infinitos “nós” (unidades de hardware que contém um conjunto completo com processadores, memórias e hds) conforme a sua necessidade, gerenciando todos no mesmo cluster. Assim, a infraestrutura cresce de forma proporcional, uma vez que todos os componentes são acrescentados ao mesmo tempo, mas a gestão continua simples. 

Essa solução é compatível com hardware de outras marcas, como a Lenovo, caso a companhia opte por adquirir apenas o software de gerenciamento que tornará a infraestrutura convergente.

Outra grande vantagem da hiperconvergência é a flexibilidade. As equipes de TI corporativas procuram maneiras de fornecer serviços de TI locais (ou on-premises, no jargão da TI), com a velocidade e a eficiência operacional de serviços de nuvem pública. O Nutanix atua no centro dessas soluções, funcionando como uma cloud híbrida, que permite que a empresa gerencie seus recursos da infraestrutura privada (on-premises) e da sua infraestrutura na nuvem pública de acordo com a necessidade de escala.

Funciona assim: supondo que determinada empresa tenha um pico de usos de seu site sazonalmente, não faz sentido que mantenha uma enorme estrutura de datacenter o ano todo. Por isso, uma boa opção é que a empresa amplia sua capacidade com os recursos de armazenamento e computação de uma cloud pública apenas no período de maior demanda. No entanto, migrar sistemas e aplicações internos com uma infraestrutura normal é um processo difícil, que envolve diferentes tecnologias e configurações. 

O software da solução da Nutanix faz a ponte entre a estrutura da empresa e a de nuvens públicas, possibilitando a migração de aplicações internas para a nuvem pública — e seu retorno para o ambiente interno — em apenas um clique. Além disso, esses arquivos ficam criptografados na nuvem, garantindo a segurança dos dados.  

Essa migração acontece por meio de uma ferramenta chamada CALM, que oferece às organizações a capacidade de executar aplicativos em vários hipervisores e nuvens sem bloqueio da plataforma, possibilitando que as equipes ajustem as cargas de trabalho às prioridades de negócios, além de proporcionar mais rapidez no lançamento de produtos no mercado.

Soluções inteligentes reduzem custos 

As soluções hiperconvergentes também são conhecidas por reduzir o custo operacional de uma infraestrutura de datacenter proprietária (TCO, na sigla em inglês). Por exemplo, a Nutanix, oferecida pela FastHelp, reduz o chamado TCO em até 40%. Uma redução tão significativa ocorre devido à redução de custos com manutenção, espaço físico, energia, licenciamento de hypervisor e gastos com equipes, como explica o técnico de suporte da FastHelp, Cláudio Neto.  

“Quando você tem uma solução de gerenciamento inteligente, precisa de apenas uma pessoa qualificada para tudo, reduzindo a necessidade de mão de obra e seus custos. Em uma infraestrutura normal, você normalmente compra uma licença para operar a virtualização. Essa licença é cobrada por giga e pode chegar a milhões dependendo do tamanho da infraestrutura. Com o Nutanix, a virtualização vem embutida e não custa nada a mais”, disse. 

A plataforma Nutanix proporciona a automação operacional do datacenter, aumentando a produtividade da equipe de TI ao facilitar o gerenciamento de recursos e realizar o deploy de softwares (implantação) em minutos, dando mais liberdade para que as equipes se concentrem nos negócios da empresa, ressalta Cláudio.  

Quem pode se beneficiar com soluções hiperconvergentes?

Um produto como o Nutanix é indicado para empresas que precisam lidar com grandes cargas de trabalho internamente, mas querem ter a facilidade de um ambiente de cloud, conta Cláudio. 

Uma grande empresa privada ou órgão público, que têm uma infraestrutura que demanda processamento maior e desejam ter a mesma facilidade da nuvem pública, mas precisam de uma rede privada podem optar pelo Nutanix”, disse. 

No entanto, o Nutanix é indicado também para empresas que têm cargas de trabalho menores, mas esperam um crescimento acelerado. Isso porque, como a infraestrutura do Nutanix pode ser facilmente escalada, a solução pode acompanhar o crescimento da empresa sem exigir um novo investimento em outros produtos. 

Antes de decidir qual formato de infraestrutura é melhor para a sua empresa e alocar o orçamento da melhor forma, vale a pena entrar em contato com especialistas como os técnicos de suporte da FastHelp, que podem fornecer orientação especializada para cada caso. 

Você também pode gostar de…

Como transformar o Wi-Fi da sua empresa em oportunidade de negócios
Como transformar o Wi-Fi da sua empresa em oportunidade de negócios

Wi-Fi marketing: o Wi-Fi da sua empresa pode gerar oportunidades de negócios Oferecer Wi-Fi em locais públicos é uma prática comum no comércio para melhorar a experiência do usuário, mas você sabia que fortalecer a segurança da rede também pode gerar oportunidades de...

Como garantir a segurança da informação no home office?
Como garantir a segurança da informação no home office?

Dentre as diversas mudanças que a tecnologia trouxe para o mercado de trabalho, o home office - ou trabalho remoto - é uma das mais adotadas em todo o mundo - e o Brasil não está alheio a esta tendência.  Segundo uma pesquisa IBOPE Conecta encomendada pela Microsoft...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!