Por que você deve adquirir Serviços Gerenciados para sua empresa

Tempo de Leitura: 4min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 25 de April de 2019

A segurança da informação deve ser prioridade para qualquer empresa. Pesquisas mostram que 87% das empresas brasileiras experimentaram algum tipo de problema de segurança. No entanto, o maior problema não foi a ação de hackers: 58% dos problemas foram causadas por negligência na segurança. Ou seja, as empresas ainda não estão completamente preparadas para minimizar os riscos e proteger seus dados. E a sua empresa, está segura?

Uma das maneiras mais eficientes de cuidar da segurança da informação de sua empresa é possuir um Centro de Operações de Segurança (SOC). As vantagens são muitas, a começar pelo fato de que ele protege sua empresa de ataques e falhas de segurança. Veja a seguir o que é um SOC e como ele pode cuidar da segurança de suas informações usando tecnologia, inteligência e equipes capacitadas.

O que é um SOC?

Nele, a empresa vai centralizar todas as atividades e serviços que dizem respeito à segurança da informação. Ali serão definidos e monitorados os procedimentos, políticas e sistemas de proteção.

De maneira simples, o SOC (1) faz prevenção, por meio da criação e monitoramento de boas práticas que garantam a integridade dos usuários, das informações e das redes; (2) detecta ameaças em tempo real e identifica quais processos e procedimentos podem trazer riscos mais acentuados; (3) responde rapidamente a problemas e ameaças de segurança de maneira adequada, fazendo bom uso da infraestrutura disponível; (5) avalia o nível de vulnerabilidade global da empresa, identificando as fragilidades e que pontos e processos precisam de reforço.

Como funciona o SOC?

O SOC é, basicamente, uma equipe com funcionários especializados em segurança da informação. Ele une equipes e departamentos que podem estar fragmentados sob uma única liderança, estabelece objetivos e coordena as políticas e os componentes da segurança. Quando as informações estão retidas em departamentos diferentes, aumenta a chance de exista uma demora para identificar ameaçaa, colocando a empresa em risco.

Esse time observa atividades potencialmente ameaçadoras em redes, servidores, endpoints, bases de dados, programas, sites e demais sistemas usados pelas empresas. Um sistema SOC também conta com elementos de segurança física, com câmeras e barreiras físicas para evitar o acesso indevido a servidores e outros componentes essenciais, além dos elementos tecnológicos, como redes segregadas, tokens, criptografia, certificados e autenticações.

Quais são as vantagens de ter um SOC?

Em primeiro lugar, ele aumenta a velocidade de reação quando algum problema acontece — algo essencial. Quanto mais rápido a equipe de segurança consegue agir, menores serão os prejuízos. E a rapidez dessa resposta vem justamente da capacidade de prever ataques, malwares e outras ameaças.

O SOC também gera e coleta dados, permitindo análises profundas, que melhoram a gestão e fornecem informações valiosas para a tomada de decisões. Isso gera maior transparência e possibilita a criação de procedimentos padronizados e a geração de relatórios que podem ser usados para avaliar o sucesso do curso de ação ou a necessidade de revisão nos processos.

Como implementar o SOC?

A implementação de SOC leva tempo e é necessário esforço para criar as estratégias necessárias para fazer com que o centro de operações seja efetivo.

É preciso contar com uma equipe que consiga lidar com o tamanho dos desafios e saiba priorizar as áreas que precisam de mais atenção. Por isso, é vital ter uma equipe que seja experiente e qualificada, que consiga responder rapidamente às emergências.

Para ter um SOC eficiente, é necessário também garantir que os dados, ferramentas e responsáveis atuem de forma integrada, trocando informações de forma eficiente, segura e rápida. Um grande problema para um centro de segurança acontece quando as partes envolvidas agem de maneira independente, sem a devida comunicação e procedimentos claros. Isso pode comprometer a velocidade de reação e o devido funcionamento da segurança.

As estratégias de segurança devem ser desenvolvidas paralelamente às estratégias de negócio, uma vez que novos desafios implicam também em novas potenciais ameaças.

A FastHelp é especializada em fornecer Serviços Gerenciados de Segurança – SOC. Nossos especialistas de Segurança são certificados e qualificados, atuando de forma proativa em seu ambiente de TI, gerenciando riscos e antecipando possíveis impactos aos negócios da sua empresa. Peça já uma consultoria gratuita sobre a situação do seu ambiente!

Você também pode gostar de…

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

PROMOÇÃO KASPERSKY PARA EMPRESAS DA SAÚDE

Nossa parceira Kaspersky está com uma iniciativa para proteger quem trabalha com saúde nesse momento de crise. Estamos com diversas soluções para a segurança do ambiente digital com um preço especial.


CONTATO

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!