O que é firewall?

Tempo de Leitura: 5min

Escrito por admin

Em 26 de June de 2018

Com certeza você já ouvir falar do firewall, uma das principais ferramentas de proteção de qualquer computador ou rede, seja em casa ou em uma empresa. Não é à toa. Trata-se de um elemento essencial para manter a integridade de suas informações.

Basicamente, o que ele faz é defender um computador de vírus, worms, cavalos de tróia, hackers e outras ameaças. O firewall pode ser tanto um programa (um software) ou uma peça de hardware (uma peça física). Em ambos os casos, ele vigia e controla o fluxo de informações e fica de olho em elementos que possam ser perigosos.

A palavra firewall vem do inglês e significa, literalmente, “parede de fogo”. Lembre-se da porta corta-fogo, que serve para manter as chamas isoladas dentro de um determinado ambiente. É também essa a função do firewall digital: manter longe dos usuários qualquer coisa que possa ameaçá-lo.

Veja a seguir o que você precisa saber sobre firewall e saiba como proteger seus computadores e redes fazendo um uso adequado dessa ferramenta.

Como funciona o firewall?

Basicamente, o firewall analisa todas as trocas de informação feitas dentro de um determinado ambiente de rede para verificar se algum tipo de dado malicioso está tentando entrar ali. Ele tem, inclusive, a capacidade de olhar pequenos pacotes de dados em busca de sinais de algum tipo de problema potencial. Para que qualquer coisa entre ou saia, é preciso que exista a “aprovação” do firewall. Geralmente, são emitidos relatórios que mostram exatamente como foi a atividade de tráfego no local monitorado e, claro, se houve algum tipo de ameaça encontrada e bloqueada.

De uma maneira geral, os firewalls usam algumas ou todas as seguintes técnicas para impedir que ameaças cheguem a você:

(1) ele analisa os pacotes de dados que chegam ou deixam a rede e os bloqueia de acordo com as regras definidas pelos administradores. Trata-se de um método comum, mas de alta complexidade;

(2) o gateway de aplicativo age sobre programas e aplicativos específicos e tem alta eficácia, apesar de exigir uma grande capacidade de processamento de dados;

(3) o circuit-level gateway faz a segurança quando conexões de tipo UDP ou TCP são estabelecidas, deixando de checar uma vez que essas conexões acontecem;

(4) o servidor proxy tem acesso a toda troca de informação que entra e sai de uma determinada rede e tem a vantagem de mascarar os endereços da rede, o que dá mais proteção. Uma última mas importante maneira de garantir a segurança é usando criptografia, que protege as informações enviadas e recebidas e impede que algum malfeitor tenha acesso a dados importantes que podem comprometer sua empresa e seus usuários.

Sistemas e antivírus têm firewall embutidos

Os principais sistemas operacionais dos computadores têm firewalls embutidos. Para que você esteja sempre protegido, é preciso que eles estejam sempre ligados. Mas é preciso pensar além das máquinas. Qualquer rede, inclusive doméstica, está exposta e precisa de uma solução de proteção adequada. Para isso, existem produtos que podem ser instalados a esses ambientes, como firewalls em formato hardware. Outra boa opção é ativar o firewall que vem junto de bons programas de antivírus. Eles são bastante sofisticados e oferecem uma boa proteção sem que você precise instalar nada extra em sua máquina.

Segurança na medida certa

É possível também designar uma máquina que cuide apenas de monitorar e bloquear o tráfico malicioso dentro de uma rede. Essa é uma opção bastante utilizada em empresas. Esse computador aplica as regras gerais e funciona sobre os firewalls de cada máquina. O acesso de cada máquina a um tipo determinado de tráfego, dado ou conteúdo também pode ser personalizado e criado (e desativado) de acordo com a necessidade de cada usuário ou setor. A configuração pode também contemplar portas e aplicativos específicos. Assim, o firewall consegue ter controle de quais softwares de um computador podem se conectar à internet.

Tipos de firewall

Existem diversos tipos de firewall. Primeiro, há o firewall de proxy. Ele serve, basicamente, como uma ponte de uma rede para um programa. Essa medida de segurança oferece diversas vantagens, como proteger contra conexões fora da rede e armazenamento de dados em cache.

O firewall comum, que todos nós conhecemos, é chamado de firewall com inspeção de estado, que monitora todo o tráfego, as portas e os protocolos, a todo momento. Cada conexão aberta é vigiada até seu fechamento. Quem determina as regras de funcionamento é o administrador, e elas funcionam também de acordo com o chamado contexto. Ou seja, com informações que já foram trocadas anteriormente naquela rede.

Já o firewall de gerenciamento unificado de ameaças (UTM), é um tipo de firewall com inspeção de estado que também tem a capacidade de prevenir a infecção por vírus e bloqueia invasões. O UTM é focado em ser simples e muito fácil de usar.

Assim como os antivírus, os firewalls também tem avançado e usado recursos como inteligência artificial para oferecer uma proteção cada vez maior aos usuários. Esse é o caso do firewall de próxima geração (next generation firewall, NGFW). Ele é recomendado para quem está muito exposto e pode ser constantemente infectado por novas ameaças. Este tipo de firewall tem os mesmos recursos dos outros tipos, mas tem alguns extras, mais avançados. É capaz de prever invasões, reconhecer e bloquear programas e outros dados maliciosos, e ainda aprender conforme o uso e as ameaças. Dentro desse tipo, existe ainda um outro, chamado NGFW focado em ameaças. Ele consegue informar, em tempo real, quais ameaças são maiores e precisam ser monitoradas, defende o sistema de ataques de maneira inteligente e automatizada, usando os melhores recursos a disposição e reduz o tempo de resposta, garantindo maior segurança à sua rede.

Nós podemos ajudar com seu firewall

Nós da FastHelp estamos preparados para te ajudar com essa difícil escolha. Nossos consultores vão avaliar as necessidades da sua empresa e lhe propor a solução mais adequada à infraestrutura de rede do seu ambiente – que também seja adequada ao seu orçamento. Basta preencher esse formulário.

Você também pode gostar de…

Saiba tudo sobre Firewall e como escolher o melhor para sua empresa
Saiba tudo sobre Firewall e como escolher o melhor para sua empresa

O firewall não é uma solução de segurança tão conhecida como o antivírus, mas é igualmente importante. Sua função é defender computadores de vírus, worms, cavalos de tróia, hackers e outras ameaças. Ele pode ser tanto um programa (um software) ou uma peça de hardware...

Os riscos da falta de proteção dos dados de seus clientes
Os riscos da falta de proteção dos dados de seus clientes

Aqui no blog da Fast Help, falamos muito sobre a necessidade de proteger sua empresa e seu negócio. E parte importante disso é cuidar para que os dados dos seus clientes não fiquem expostos. O desleixo com esse tipo de informação pode ter custos financeiros e de...

Proteção de dados na sua empresa: como fazer
Proteção de dados na sua empresa: como fazer

Em um mundo em que tudo está interconectado, proteger informações e a privacidade de pessoas e empresas deve ser a prioridade número um. Existem centenas de exemplos que mostram os riscos de não ter uma solução robusta de segurança. Invasões, vazamentos de dados,...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

PROMOÇÃO KASPERSKY PARA EMPRESAS DA SAÚDE

Nossa parceira Kaspersky está com uma iniciativa para proteger quem trabalha com saúde nesse momento de crise. Estamos com diversas soluções para a segurança do ambiente digital com um preço especial.


CONTATO

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!