O que é SOC e porque implementá-lo

Tempo de Leitura: 6min

Escrito por admin

Em 5 de July de 2018

A segurança da informação é um tema tão essencial quanto complexo. Todos nós sabemos o quanto é importante cuidar da integridade de nossos dados, mas não entendemos o real alcance e as consequências que brechas e falhas podem ter em nossas vidas pessoais e profissionais. Nossas atividades dependem cada vez mais da internet e da comunicação em rede para existir. Isso facilita muito as coisas por um lado, mas, por outro, aumenta o risco de vazamentos, invasões e outros problemas.

Não é incomum que organizações e empresas subestimem o nível de ameaça a que estão sujeitas. No entanto, os perigos crescem exponencialmente tanto em escala local quanto na escala global, e qualquer negócio pode ser alvo de algum tipo de ataque. Estar despreparado para lidar com essas vulnerabilidades é colocar em risco os pilares de um negócio.

Para diminuir a dor de cabeça e estar realmente preparado para lidar com os desafios de um mundo crescentemente interconectado, a solução mais completa é implementar um Centro de Operações de Segurança, também conhecido como SOC (Security Operations Center). Ali, são centralizadas as operações e serviços de segurança da informação. De casos específicos a processos mais gerais, tudo é controlado por ali.

Pode ser que implementar esse setor seja um pouco complexo, uma vez que é preciso definir políticas específicas e gerais e diagnosticar os principais problemas de segurança da sua empresa. Mas, uma vez superada essa fase, o SOC garante padronização da segurança e monitoramento constante, algo essencial em tempos que novas ameaças surgem a cada instante. Veja a seguir como funciona o SOC e as principais vantagens de tê-lo em seu negócio.

1. O que faz

Explicando de maneira simples, o SOC cumpre algumas tarefas básicas. São elas:
(1) prevenir, por meio da criação e monitoramento de boas práticas que garantam a integridade dos usuários, das informações e das redes;
(2) detectar ameaças em tempo real e identificar quais processos e procedimentos podem trazer riscos mais acentuados;
(3) responder rapidamente a problemas e ameaças de segurança de maneira proporcional e adequada, fazendo bom uso da infraestrutura disponível;
(5) avaliar o nível de vulnerabilidade global da empresa, identificando onde há fragilidades e que pontos e processos precisam de reforço na segurança.

2. Como funciona

O grande foco do centro de operações de segurança é o aspecto operacional da segurança das informações. O SOC trata-se, basicamente, de uma equipe ou setor onde há funcionários especializados em segurança da informação. Ele une equipes e departamentos que podem estar fragmentados sob uma única liderança, estabelece objetivos e coordena as políticas e os componentes da segurança. Quando as informações estão retidas em departamentos diferentes, aumenta a chance de que a demora para identificar uma ameaça será maior do que o necessário, colocando a empresa em risco.

A equipe do SOC está capacitada para monitorar e analisar os procedimentos de segurança de uma empresa ou organização de maneira constante e precisa. Suas principais ferramentas são, claro, a tecnologia, mas também uma série de procedimentos específicos. De uma maneira geral, os integrantes de um SOC são engenheiros e analistas de segurança que se dedicam a monitorar as possíveis ameaças. Podem ainda estar presentes analistas forenses, analistas de criptografia e especialistas em engenharia reversa.

Eles são responsáveis por observar atividades potencialmente ameaçadoras em redes, servidores, endpoints, bases de dados, programas, sites e demais sistemas usados pelas empresas. Um sistema SOC também conta com elementos de segurança física, com câmeras e barreiras físicas para evitar o acesso indevido a servidores e outros componentes essenciais, além dos elementos tecnológicos, como redes segregadas, tokens, criptografia, certificados e autenticações.

3. Diferenças entre SOC e NOC

Apesar de as siglas serem parecidas, SOC e NOC não são a mesma coisa. O NOC é o Centro de Operações de Rede e se foca em gerir o uso da rede. Sua principal função é garantir que os existam condições para que o trabalho, de uma maneira geral, possa ser realizado no ambiente da rede de uma empresa. Já o SOC se dedica exclusivamente, como dissemos, à segurança. Claro que existem convergências entre as duas coisas.

Problemas de segurança frequentemente têm impacto no desempenho da rede. Mas tratam-se de duas coisas diferentes e cada uma tem suas especificidades e suas necessidades (incluindo profissionais especializados).

4. Vantagens do SOC

Implementar um SOC na sua empresa vai, consequentemente, melhorar a segurança. Mas como isso acontece? Quais são as vantagens de tem uma central desse tipo? Em primeiro lugar, aumenta a velocidade de resposta a possíveis ameaças. Rapidamente, elas são identificadas e as melhores medidas podem ser tomadas.

Outro ponto positivo é proporcionar uma recuperação rápida de dados importantes e evitar que informações essenciais vazem em caso de invasões ou brechas de segurança. O SOC faz monitoramento contínuo dos problemas e identifica rapidamente o que está errado. É muito importante ter um sistema que esteja sempre atento e atualizado para as novas ameaças, que não param de surgir.

A transparência é outra grande vantagem do centro de operações. Tais informações podem ser rapidamente acessadas e verificadas tanto dentro quanto fora da sua empresa.

5. Planejamento

A implementação de SOC ajuda as empresas a profissionalizar a gestão de sua informação e a proteger seu negócio, diminuindo os riscos corridos e criando estratégias para administrar e lidar com os problemas. Mas, claro, leva tempo e demanda esforço criar as estratégias necessárias para fazer com que o centro de operações seja efetivo.

É preciso contar com uma equipe que consiga lidar com o tamanho dos desafios e saiba priorizar as áreas que precisam de mais atenção. Por isso, é vital ter uma equipe que seja experiente e qualificada, que consiga responder rapidamente às emergências. Se sua empresa tem planos de crescer e ampliar as atividades, o SOC também precisa entrar nessa equação. Será necessário pensar em ampliar a equipe e fazer avaliações periódicas dos principais desafios que a empresa pode enfrentar. As estratégias de segurança devem ser desenvolvidas paralelamente às estratégias de negócio, uma vez que novos desafios implicam também em novas potenciais ameaças.

A FastHelp é especializada em fornecer Serviços Gerenciados de Segurança – SOC. Nossos especialistas de Segurança são certificados e qualificados, atuando de forma proativa em seu ambiente de TI, gerenciando riscos e antecipando possíveis impactos aos negócios da sua empresa.
Peça já uma consultoria gratuita sobre a situação do seu ambiente!

Você também pode gostar de…

Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem
Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem

Em abril, o Congresso mudou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Em vez de agosto de 2020, a implementação passaria para janeiro de 2021. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 959/2020, adiando a vigência da lei ainda mais, para...

LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?
LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?

Após o Senado adiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de abril estende ainda mais o prazo — adiando a LGPD para 3 de maio de 2021. Ou seja, as empresas terão nove meses a mais...

Panorama Fast Help –  4 de Maio
Panorama Fast Help – 4 de Maio

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques:  Ataques e segurança Criminosos seguem se aproveitando do desespero causado...

0 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cloud security: saiba mais sobre a nova necessidade de segurança da sua empresa - Fasthelp - […] fazer o monitoramento e gerenciamento dos sistemas internos e também da cloud. Por isso, o uso de serviços gerenciados…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

PROMOÇÃO KASPERSKY PARA EMPRESAS DA SAÚDE

Nossa parceira Kaspersky está com uma iniciativa para proteger quem trabalha com saúde nesse momento de crise. Estamos com diversas soluções para a segurança do ambiente digital com um preço especial.


CONTATO

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!