Imagine o seguinte cenário: um usuário malicioso acessa os sistemas de sua empresa – talvez por meio de um spam – e de repente todos os sistemas estão comprometidos e inacessíveis. A não ser que a companhia pague um resgate aos criminosos.
O pesadelo descrito acima é, na verdade, uma realidade extremamente prejudicial para as empresas que sofrem os chamados ataques ransomware. E nem mesmo as maiores corporações do mundo estão imunes a estes ataques.
Em um dos exemplos de maior prejuízo já registrado, a fabricante de alumínio norueguesa Norsk Hydro foi infectada com um vírus do tipo em março de 2019, impactando 22.000 computadores em 40 países. O resultado? Um prejuízo de 45 milhões de libras (quase 240 milhões de reais) em perda de receitas e produtividade até junho, segundo a BBC.
Felizmente, existem sistemas que podem evitar tamanha dor de cabeça. Um deles é o sistema Data Loss Prevention (DLP), solução oferecida pela Fast Help em parceria com a Intel e a Symantec.
Mas, afinal, o que é um DLP?
Sistemas Data Loss Prevention, ou de prevenção contra perda de dados, evitam vazamentos ou até roubo de dados através do monitoramento de seu uso dentro e fora da rede da empresa, bem como em dispositivos e até em nuvem.
Por meio do monitoramento, é possível identificar quais são os arquivos mais sensíveis e conceder-lhes proteção extra, bem como realizar backups. Com essas medidas também fica mais fácil saber exatamente quais pessoas são proprietárias do arquivo e acioná-las em caso de ataque, por exemplo.
O DLP também permite que os administradores do sistema gerenciem o acesso de terceiros a arquivos da empresa, assim como controlar ou restringir o privilégio de compartilhamento de arquivos – evitando que dados confidenciais deixem os sistemas protegidos.
Pode parecer algo muito complicado e até fora do alcance para pequenas empresas, mas é mais simples do que parece. Para se ter uma ideia, o alerta que o GSuite para empresas emite sempre que um arquivo é compartilhado com alguém de fora da organização é uma medida de DLP.
Quais são os benefícios de um DLP?
Para adotar um sistema DLP, os usuários devem tomar algumas medidas que ajudam a melhorar a segurança da empresa em geral. Se feita da forma correta, com produtos confiáveis e suporte de especialistas, como os da Fast Help, o DLP pode render benefícios que vão além da mera proteção. Confira:
1 – Controle sobre todos os arquivos:
O DLP garante benefícios desde a instalação. Isso porque, em primeiro lugar, é necessário fazer um inventário de seus arquivos para garantir que o seu sistema de proteção funcione da melhor maneira possível – ou seja, uma oportunidade para organizar melhor os seus arquivos e melhorar a produtividade.
2 – Organizar uma política de segurança da informação
Este tipo de sistema funciona com base em algoritmos programados de acordo com a política de cibersegurança da empresa, portanto abre a chance de que a empresa padronize a forma como lida com o assunto e adote melhores práticas. Com políticas padronizadas de acordo com a boa governança da informação, a empresa economiza tempo, aumenta o controle e garante a melhor cobertura de segurança.
3 – Proteção contra ameaças externas e internas
Obviamente, quando estiver instalado, o sistema DLP evitará roubo de dados que podem causar prejuízos milionários, mas também bloqueará ataques que visem modificar ou também apagar arquivos dos servidores ou dispositivos da companhia. O monitoramento do DLP também permite evitar eventuais ameaças internas, impedindo que arquivos sensíveis sejam copiados ou que pessoas não autorizadas tenham acesso a determinados arquivos.
4 – Solução de falhas e vulnerabilidades
Com o monitoramento, também é possível encontrar processos falhos, ou até eventuais malwares que já tenham se instalado na rede. Vale lembrar que, em casos de vulnerabilidade dos sistemas, quanto mais rápido a equipe de segurança da TI agir, maiores são as chances de evitar comprometimento dos sistemas e perda de dados.
5 – Ganhos reputacionais
O simples fato de evitar os prejuízos de um ciberataque já seria um motivo para que as empresas adotassem um DLP. Porém, vale lembrar que ele também pode trazer ganhos, a partir do momento que a proteção ajuda a empresa a construir uma reputação positiva no mercado, como instituição que adota boas práticas de segurança – o que deve se tornar um fator cada vez mais importante para prestadores de serviços com regulamentações mais rígidas entrando em vigor no mundo todo.
0 Comments