O que é um sistema DLP e como ele pode trazer ganhos para a sua empresa?

Tempo de Leitura: 4min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 10 de December de 2019

Imagine o seguinte cenário: um usuário malicioso acessa os sistemas de sua empresa – talvez por meio de um spam – e de repente todos os sistemas estão comprometidos e inacessíveis. A não ser que a companhia pague um resgate aos criminosos. 

O pesadelo descrito acima é, na verdade, uma realidade extremamente prejudicial para as empresas que sofrem os chamados ataques ransomware. E nem mesmo as maiores corporações do mundo estão imunes a estes ataques. 

Em um dos exemplos de maior prejuízo já registrado, a fabricante de alumínio norueguesa Norsk Hydro foi infectada com um vírus do tipo em março de 2019, impactando 22.000 computadores em 40 países. O resultado? Um prejuízo de 45 milhões de libras (quase 240 milhões de reais) em perda de receitas e produtividade até junho, segundo a BBC.

Felizmente, existem sistemas que podem evitar tamanha dor de cabeça. Um deles é o sistema Data Loss Prevention (DLP), solução oferecida pela Fast Help em parceria com a Intel e a Symantec.   

Mas, afinal, o que é um DLP?  


Sistemas Data Loss Prevention, ou de prevenção contra perda de dados, evitam vazamentos ou até roubo de dados através do monitoramento de seu uso dentro e fora da rede da empresa, bem como em dispositivos e até em nuvem.

Por meio do monitoramento, é possível identificar quais são os arquivos mais sensíveis e conceder-lhes proteção extra, bem como realizar backups. Com essas medidas também fica mais fácil saber exatamente quais pessoas são proprietárias do arquivo e acioná-las em caso de ataque, por exemplo. 

O DLP também permite que os administradores do sistema gerenciem o acesso de terceiros a arquivos da empresa, assim como controlar ou restringir o privilégio de compartilhamento de arquivos – evitando que dados confidenciais deixem os sistemas protegidos.

Pode parecer algo muito complicado e até fora do alcance para pequenas empresas, mas é mais simples do que parece. Para se ter uma ideia, o alerta que o GSuite para empresas emite sempre que um arquivo é compartilhado com alguém de fora da organização é uma medida de DLP. 

Quais são os benefícios de um DLP?

Para adotar um sistema DLP, os usuários devem tomar algumas medidas que ajudam a melhorar a segurança da empresa em geral. Se feita da forma correta, com produtos confiáveis e suporte de especialistas, como os da Fast Help, o DLP pode render benefícios que vão além da mera proteção. Confira:

1 – Controle sobre todos os arquivos:

O DLP garante benefícios desde a instalação. Isso porque, em primeiro lugar, é necessário fazer um inventário de seus arquivos para garantir que o seu sistema de proteção funcione da melhor maneira possível – ou seja, uma oportunidade para organizar melhor os seus arquivos e melhorar a produtividade.

2 – Organizar uma política de segurança da informação

Este tipo de sistema funciona com base em algoritmos programados de acordo com a política de cibersegurança da empresa, portanto abre a chance de que a empresa padronize a forma como lida com o assunto e adote melhores práticas. Com políticas padronizadas de acordo com a boa governança da informação, a empresa economiza tempo, aumenta o controle  e garante a melhor cobertura de segurança. 

3 – Proteção contra ameaças externas e internas 

Obviamente, quando estiver instalado, o sistema DLP evitará roubo de dados que podem causar prejuízos milionários, mas também bloqueará ataques que visem modificar ou também apagar arquivos dos servidores ou dispositivos da companhia. O monitoramento do DLP também permite evitar eventuais ameaças internas,  impedindo que arquivos sensíveis sejam copiados ou que pessoas não autorizadas tenham acesso a determinados arquivos. 

4 – Solução de falhas e vulnerabilidades

Com o monitoramento, também é possível encontrar processos falhos, ou até eventuais malwares que já tenham se instalado na rede. Vale lembrar que, em casos de vulnerabilidade dos sistemas, quanto mais rápido a equipe de segurança da TI agir, maiores são as chances de evitar comprometimento dos sistemas e perda de dados.

5 – Ganhos reputacionais

O simples fato de evitar os prejuízos de um ciberataque já seria um motivo para que as empresas adotassem um DLP. Porém, vale lembrar que ele também pode trazer ganhos, a partir do momento que a proteção ajuda a empresa a construir uma reputação positiva no mercado, como instituição que  adota boas práticas de segurança – o que deve se tornar um fator cada vez mais importante para prestadores de serviços com regulamentações mais rígidas entrando em vigor no mundo todo. 

Você também pode gostar de…

Como transformar o Wi-Fi da sua empresa em oportunidade de negócios
Como transformar o Wi-Fi da sua empresa em oportunidade de negócios

Wi-Fi marketing: o Wi-Fi da sua empresa pode gerar oportunidades de negócios Oferecer Wi-Fi em locais públicos é uma prática comum no comércio para melhorar a experiência do usuário, mas você sabia que fortalecer a segurança da rede também pode gerar oportunidades de...

0 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cloud security: saiba mais sobre a nova necessidade de segurança da sua empresa - Fasthelp - […] como o uso de contas pessoais, falta de autenticação com multifatores (MFA) ou o uso de um sistema de…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!