Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

14 + 12 =

Paixão do brasileiro por futebol impulsiona golpes via WhatsApp

[wtr-time]

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 21 de September de 2017

Hackers desenvolveram campanha que promete personalizar o plano de fundo do aplicativo com imagens do craque Neymar, é disseminada através de compartilhamento em grupos e contatos, forçando vítimas a preencherem dados em serviço de SMS pago

Os fãs do jogador de futebol Neymar Jr. devem ficar atentos: para enganar usuários de smartphones, hackers desenvolveram um novo golpe cibernético que promete personalizar o plano de fundo WhatsApp com imagens do craque brasileiro. De acordo com a PSafe, o golpe já afetou mais de 10 mil pessoas nas últimas 2 semanas.

A armadilha promete ao usuário a possibilidade de escolher o clube em que gostaria de ver o jogador Neymar atuar e, a partir disso, ter acesso a um plano de fundo personalizado. Ela vem sendo disseminada via WhatsApp, por meio do recebimento de mensagens de contatos conhecidos, ou de algum grupo no aplicativo, convidando o usuário a clicar no anúncio.

Em seguida, para poder aplicar o plano de fundo desejado, a vítima é induzida a baixar um aplicativo chamado “Camisa 10”, compartilhar o suposto serviço para oito grupos ou quinze amigos via WhatsApp e a preencher seus dados em serviço de SMS pago, que podem causar prejuízos financeiros.

“O uso da imagem do jogador Neymar, que possui milhões de fãs em todo o Brasil, bem como a iniciativa de solicitar o compartilhamento do link do falso serviço pelo app de mensagens instantâneas, visa aumentar a velocidade de disseminação do golpe e, consequentemente, atrair um grande número de vítimas. É preciso ficar atento ao receber este tipo de conteúdo suspeito de amigos e grupos do qual faz parte no WhatsApp”, comenta Emilio Simoni, gerente de segurança da PSafe.

Outra recomendação importante para os usuários de smartphone é contar sempre com um antivírus com a função ‘antiphishing’ instalada, que checa os links e endereços de websites para averiguar se eles são maliciosos ou não.

Fonte: Security Report

Imagem: Reprodução

Você também pode gostar de…

Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem
Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem

Em abril, o Congresso mudou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Em vez de agosto de 2020, a implementação passaria para janeiro de 2021. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 959/2020, adiando a vigência da lei ainda mais, para...

LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?
LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?

Após o Senado adiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de abril estende ainda mais o prazo — adiando a LGPD para 3 de maio de 2021. Ou seja, as empresas terão nove meses a mais...

Panorama Fast Help –  4 de Maio
Panorama Fast Help – 4 de Maio

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques:  Ataques e segurança Criminosos seguem se aproveitando do desespero causado...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!