Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

6 + 8 =

Panorama FastHelp – 22 de Junho

[wtr-time]

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 19 de June de 2020

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques: 

Ameaças e cibersegurança

Novamente, hackers têm usado o nome de empresas conhecidas para aplicar golpes. Enquanto os usuários podem sofrer grandes prejuízos, como a clonagem do WhatsApp, as empresas correm riscos seríssimos, que vão desde ameaças como o ransomware até ataques de espionagem industrial – como mostramos esta semana. Mais do que nunca, com tantas empresas trabalhando em regime de home-office, é preciso redobrar a segurança para evitar vulnerabilidades.  

Clientes de Rappi, iFood e Uber Eats são alvo de novo golpe no Instagram

Criminosos estão criando perfis falsos no Instagram e se passando por equipes de suporte de aplicativos para clonar o WhatsApp dos usuários, informa o CanalTech. O caso é mais uma demonstração da importância da educação em cibersegurança para que os usuários não caiam em armadilhas.   

Hackers usam LinkedIn para iniciar operação de espionagem internacional

A empresa de cibersegurança Eset revelou um esquema internacional para roubar dados de empresas dos setores de defesa na Europa por meio do envio de propostas de emprego a funcionários pelo LinkedIn. Ao baixar arquivos com informações sobre a vaga, os usuários acabavam infectando a rede das empresas com malwares. Como já alertamos, o caso é mais um exemplo de como a segurança no home-office deve ser redobrada para que os funcionários não exponham a empresa a vulnerabilidades.  

Vazamentos de dados cresceram 47% desde o início da pandemia

Um estudo da PSafe, que revelou um aumento de 47% no número de empresas vítimas de vazamentos de credenciais e informações confidenciais desde março, o que especialistas acreditam ser um reflexo da adoção acelerada do home office.  

Privacidade e Proteção de Dados

O uso de dados dos usuários por aplicativos que estão crescendo em meio à pandemia foi uma das preocupações da semana, além da volta do FaceApp, que já esteve envolvido em polêmicas há pouco tempo. Confira os destaques e fique alerta! Para saber mais sobre seus direitos de proteção de dados, confira nossa página com os detalhes sobre a LGPD. 

Falha no iFood expõe dados e pedidos de clientes

Uma falha de atualização do iFood exibiu pedidos e nomes de clientes em outras contas, causando temores de que a empresa pudesse ter sido hackeada. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o aplicativo relatou ter sofrido uma falha no sistema, mas a repercussão nas redes sociais foi bastante negativa. 

FaceApp ressurge com novos termos de uso, mas continua entregando dados dos usuários

Esta semana, o FaceApp voltou a fazer sucesso nas redes sociais, menos de um ano após ser criticado por entregar dados de usuários a anunciantes. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a empresa reformulou os termos e condições, mas as práticas duvidosas seguem as mesmas.

Zoom vai censurar reuniões com base na localização de usuários

O Zoom, um dos serviços de videoconferência mais usados na pandemia, informou que irá monitorar a localização de usuários seguindo regras de censura do governo chinês. O app já derrubou reuniões organizadas nos EUA com imagens do massacre da Praça Paz Celestial, proibidas na China, e está causando preocupações entre os ativistas pelo direito à privacidade, que temem violações contra usuários chineses. 

Novas Tecnologias e Tendências

Abstract network background with low poly design with connecting lines

A cibersegurança está no centro do desenvolvimento de novas tecnologias e esta semana tivemos muitos exemplos disso: desde empresas precisando fortalecer a segurança em nuvem, até proteções contra fraudes envolvendo hardware. Outro ponto importante tem sido a segurança dos usuários fora do mundo virtual – seja impactando suas finanças ou até mesmo a segurança física, com tecnologias de reconhecimento facial.  

Enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp é seguro? Entenda

A grande novidade da semana foi o anúncio de que o WhatsApp permitirá pagamentos e transferências dentro da plataforma. Por aqui, temos alertado que a ferramenta vem sendo usada para golpes com frequência e, por isso, vale seguir algumas regras básicas, como a verificação em duas etapas, para garantir maior segurança no uso da nova função.   

Intel vai aplicar proteções contra malware direto no processador

Em parceria com a Microsoft, a Intel desenvolveu uma nova tecnologia, chamada CET, que protegerá processadores a partir da família Tiger Lake contra malwares que exploram uma vulnerabilidade na memória dos processadores. Assim, a empresa busca evitar que os hackers explorem máquinas  a partir de códigos legítimos, como os de navegadores.  

Amazon suspende uso do seu software de reconhecimento facial pela polícia durante um ano

Seguindo os passos da IBM, a Amazon proibiu autoridades policiais de usarem sua plataforma de reconhecimento facial Rekognition durante um ano, por temer violações de privacidade. 

Complexidade e shadow IT são os principais desafios de segurança na nuvem, aponta IBM

Com o aumento do uso da computação em nuvem, as ameaças também se multiplicam. De acordo com a IBM, complexidade para definir responsabilidades quanto à segurança e o uso de aplicações em nuvem por funcionários fora dos critérios determinados pela equipe de TI estão entre os principais desafios. Para solucioná-los as empresas precisam redobrar atenção com cuidados básicos, como governança, vulnerabilidades e configurações incorretas.

Você também pode gostar de…

FastHelp está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil
FastHelp está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

A FastHelp está em festa, celebrando com seus colaboradores, clientes e parceiros o selo Great Place to Work conquistado. Este selo atesta sua posição como uma empresa que coloca seus colaboradores em primeiro lugar. O reconhecimento coroa um esforço de anos para...

Quanto ganham os profissionais de TI?
Quanto ganham os profissionais de TI?

A pandemia do Covid-19 impactou empresas de todos os portes e setores, levando a um aumento do desemprego no país. O setor de TI não ficou imune a este movimento, especialmente em meio à expectativa de redução dos investimentos já destacadas por consultorias como a...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!