Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

13 + 8 =

Panorama FastHelp – 25 de maio

Tempo de Leitura: 7min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 25 de May de 2020

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques: 

Ameaças, ataques e cibersegurança

Como estamos noticiando continuamente no Panorama Fast Help, grandes empresas brasileiras estão sendo vítimas de frequentes ataques que tornam dados de clientes vulneráveis. O movimento é preocupante, pois demonstra não apenas um aumento da atividade criminosa, mas que as companhias ainda não estão preparadas para lidar com esse perigo, em especial num momento de crescimento do trabalho remoto. Abaixo, alguns dos destaques da cibersegurança na semana:   

Dados de 250 mil consumidores da Natura são expostos em vazamento

Uma vazamento em um servidor que armazenava 272 GB dados da Natura nos EUA expôs informações pessoais sensíveis de mais de 250 mil clientes que fizeram compras pelo site da empresa. Entre elas, dados como nome, email, data de nascimento, endereço físico e login no site. Além disso, cerca de 40.000 clientes cadastrados na plataforma terceirizada MOIP/Wirecard também tiveram informações de pagamento expostas. Segundo o site, a Natura removeu a vulnerabilidade após ser notificada.  

Globoplay hackeado? Globo esclarece notificação enviada aos usuários do app

Após usuários receberem uma notificação push dizendo que o aplicativo Globoplay havia sido hackeado, a empresa informou que não houve ataque aos seus sistemas principais, mas sim à parceira terceirizada responsável pelo envio de notificações. Apesar de a Globo afirmar que nenhuma informação de usuários foi comprometida, fica o exemplo de como brecha de cibersegurança, mesmo que em um serviço terceirizado, pode comprometer a imagem da empresa

76% dos executivos temem que sua empresa tenha alguma brecha de segurança, diz pesquisa 

Pesquisa realizada pela empresa de cibersegurança Forcepoint, em parceria com o Wall Street Journal Intelligence com 300 CEOs e CISOs de diversos setores mostrou que 76% deles estão preocupados com brechas na cibersegurança de suas empresas. No entanto, o estudo aponta que apenas 46% dos líderes revisam regularmente suas estratégias de segurança cibernética.

Por que a pandemia da COVID-19 reforça a importância da cibersegurança?

Demetrio Carrión, sócio-líder de Cibersegurança da EY, discorre neste artigo sobre como as vulnerabilidades de empresas expostas pela pandemia ressalta ainda mais a necessidade de uma estratégia contínua de cibersegurança. E mesmo enquanto todos estão no olho do furacão, Carrión recomenda uma revisão dos planos de continuidade de negócio e de respostas a incidentes como forma de fortalecer a empresa para este momento. 

Sites do governo do Mato Grosso do Sul sofrem ataques de hackers

Os sites da Polícia Militar e da Secretaria de Fazenda do governo do Mato Grosso foram invadidos por hackers, que fizeram postagens. Os ataques foram viabilizados por senhas fracas de algum usuário, evidenciando a importância de que as organizações, sejam empresas ou governos, estabeleçam princípios básicos de cibersegurança em sua cultura interna. 

Proteção de dados e privacidade

O grande assunto da semana foi a aprovação de um projeto de lei no Congresso que mantém a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados em agosto de 2020, enquanto as sanções devem ser aplicadas um ano depois. Apesar da aprovação, a insegurança jurídica continua devido à Medida Provisória que legisla sobre o mesmo tema, como explicamos neste post. Confira abaixo mais destaques: 

MPF quer que STF autorize acesso a dados de celular sem ordem judicial

O Ministério Público Federal apresentou recurso extraordinário contra acórdão do Superior Tribunal de Justiça que reconheceu como ilícitas as provas extraídas dos telefones celulares de acusados de tráfico de drogas no momento da prisão em flagrante. De acordo com o MPF, o acesso aos dados, mesmo sem autorização judicial, não fere o sigilo de comunicações garantido pela Constituição, sendo fundamental para a caracterização dos ilícitos praticados e a persecução penal dos acusados. Com o recurso, o MPF quer que o tema seja apreciado pelo Supremo Tribunal Federal.

Rastreia meu GPS? Libero acesso ou não? Entenda monitoramentos de celular

O UOL analisou as vantagens, desvantagens e perigos para a privacidade de diversos tipos de monitoramento de celular usados para combater a disseminação do Covid-19. 

Afinal, o que importa quando a LGPD entrará em vigor?

Neste artigo de opinião, Leandro Augusto, sócio da KPMG e Isabella Becker, gerente da KPMG refletem sobre os impactos da LGPD, ressaltando que a tendência de regulação global da privacidade é inevitável e que a lei mudará pouco a rotina das empresas que já se atentam à privacidade dos usuários. 

Procon notificou TikTok sobre privacidade infantil 

O Procon, entidade que protege os direitos do consumidor, notificou a rede social TikTOk para que preste esclarecimentos sobre a política de privacidade para usuários menores de idade, por exemplo, se exclui as informações e publicações de crianças se foram divulgadas sem autorização dos pais ou responsáveis. 

Carreira e mercado de TI 

Developer working on code late at night, view from the back

Apesar de muitas empresas estarem enxugando os orçamentos em meio às dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, o setor de TI ainda apresenta oportunidades. Nichos como áreas de infraestrutura essenciais, como a computação em nuvem, ou mesmo a demanda por freelancers surgem como boas opções nesse momento. Saiba mais: 

Mercado de serviços de TI faturou mais de R$ 40 bilhões em 2019

Novo relatório da consultoria IDC demonstra que o mercado de serviços de TI 2019 cresceu 6,4% em 2019, em comparação a 2018, registrando um faturamento de R$ 40 bilhões no Brasil. O desempenho foi puxado pela computação em nuvem, que segue tendo boas perspectivas no país, apesar da pandemia. 

UIT: Preços de banda larga caíram pela metade em uma década

Um novo relatório da União Internacional das Telecomunicações mostrou que os valores de serviços de banda larga fixa e móvel ao redor do mundo caíram pela metade entre 2008 e 2019. O Brasil atingiu um bom desempenho, com os serviços de conectividade móvel custando 1,8% da renda per capita, enquanto os fixos custam 1.4%, ambos abaixo da meta de 2% estabelecida pela UIT para garantir a acessibilidade dos serviços e da média mundial, de 3,2%

Security Leaders 2020 abre inscrições para Prêmio Case de Sucesso

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Case de Sucesso do Congresso Security Leaders. Serão reconhecidos os profissionais que conduziram projetos inovadores em suas organizações, promovendo um ambiente mais seguro, gerando benefícios aos clientes. Profissionais de cibersegurança poderão fazer suas inscrições até 1º de junho; o prêmio será entregue em evento virtual, nos dias 16 e 17 de junho de 2020. 

TI alavanca setor de serviços durante pandemia

Relatório da GetNinjas, plataforma especializada na contratação de profissionais freelancers, mostra que a demanda por serviços está se recuperando gradativamente no Brasil. O destaque são as categoria de assistência técnica – em especial para notebooks e videogame -, bem como design e tecnologia.   

Você também pode gostar de…

Quanto ganham os profissionais de TI?
Quanto ganham os profissionais de TI?

A pandemia do Covid-19 impactou empresas de todos os portes e setores, levando a um aumento do desemprego no país. O setor de TI não ficou imune a este movimento, especialmente em meio à expectativa de redução dos investimentos já destacadas por consultorias como a...

Temos vaga para Analista de Projetos
Temos vaga para Analista de Projetos

Você tem formação superior na área de Tecnologia da Informação ou Administração? Tem experiência na área de Analistas de Projeto em Tecnologia? Tem cursos adicionais na área de Projetos? E no final de tudo, deseja ser um Helper e ter desenvolvimento profissional...

0 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Panorama Fast Help - 1 de junho - Fasthelp - […] pandemia da Covid-19 continua sendo usada por cibercriminosos que buscam se aproveitar do caos para aplicar golpes. Por isso,…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!