Ex-funcionários podem ser um perigo para sua empresa

Tempo de Leitura: 3min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 6 de March de 2019

Já pensou nisso? Enquanto ainda trabalham para você, empregados têm acesso a dados, mailings, senhas. Tudo isso é essencial para que desempenhem suas funções de maneira correta. Mas, a partir do momento em que são demitidos, essas mesmas pessoas podem representar um risco para sua reputação, suas informações e seus colaboradores.

Não são raras as histórias de ex-funcionários que tentam (e muitas vezes conseguem) se vingar dos ex-patrões. Munidos de perfis, senhas e acesso privilegiado a recursos essenciais do seu negócio, eles podem causar danos reais.

O histórico mostra que um antigo empregado pode trocar uma senha de acesso central e impedir todos os funcionários de usarem um serviço essencial, como e-mails e contas de armazenamento. Ou podem apagar informações de dispositivos. Projetos importantes podem ser prejudicados, levando a reputação da sua empresa junto.

As possibilidades são, infelizmente, infinitas. Mas existem maneiras de prevenir tais problemas. A seguir, listamos algumas precauções que sua empresa pode tomar para evitar a sede de vingança dos ex.

Registros detalhados

Para ter controle do que é feito e por quem, é preciso ter um registro completo dos seus usuários, das permissões que cada um tem e das ferramentas usadas por eles. Muitas vezes, para agilizar alguns processos, a equipe de TI pode acabar concedendo privilégios demais a um funcionário.

Cada nova permissão deve ser analisada e aprovada por todos os departamentos envolvidos para ter certeza de que não haverá riscos desnecessários. Periodicamente, é preciso revisar tudo para ter certeza de que a lista de usuários e permissões está atualizada.

Use apenas contas da empresa

Para ter controle e manter as informações do seu negócio dentro de um ambiente controlado, permita acesso a recursos e ferramentas apenas a endereços da sua empresa. Essa é a melhor escolha por dois motivos simples:

(1) dessa maneira, você tem controle sobre o que está acontecendo; por exemplo, quando uma conta é infectada, seu administrador saberá do incidente imediatamente e poderá agir. Numa conta pessoal esse tipo de controle é impossível.

Em segundo lugar (2), se o funcionário usar a conta pessoal para administrar algum tipo de ativo essencial para sua empresa, você poderá perder acesso a ele.

Cultive um bom ambiente na empresa

Demissões são parte da vida de qualquer empresa, infelizmente. Mas é possível minimizar os efeitos (e mágoas) de um desligamento em um local de trabalho que seja amigável e pacífico. Ex-funcionários ressentidos podem querer descontar suas frustrações no empregador e isso é ruim para todos, especialmente para seu negócio. Por isso, seja sempre transparente quando precisar fazer demissões.

Bloqueie o acesso do ex-funcionário imediatamente

Assim que uma pessoa for desligada da empresa (ou se demitir), comunique à equipe de TI para que seus acessos sejam imediatamente revogados. As senhas das contas devem ser trocadas e todas as permissões a dispositivos, sejam da empresa ou pessoais, devem ser canceladas. Agir rápido é a melhor maneira de proteger seus recursos e evitar que o momento de fúria de um ex-funcionário vire uma bola de neve.

Veja também:
Como criar uma política de segurança perfeita para sua empresa
10 dicas de segurança para suas senhas
7 Chaves para proteger seu negócio

Você também pode gostar de…

Minha empresa foi vítima de um crime virtual. E agora?
Minha empresa foi vítima de um crime virtual. E agora?

Estratégias de mitigação de ataques virtuais Em poucas áreas o chavão “prevenir é melhor que remediar” é mais pertinente. Os danos causados por vazamentos de dados ou ataques como o ransomware (uma espécie de sequestro dos computadores da empresa) envolvem prejuízos...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

PROMOÇÃO KASPERSKY PARA EMPRESAS DA SAÚDE

Nossa parceira Kaspersky está com uma iniciativa para proteger quem trabalha com saúde nesse momento de crise. Estamos com diversas soluções para a segurança do ambiente digital com um preço especial.


CONTATO

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!