5 problemas no ambiente de TI do seu escritório. Veja como resolver.

Tempo de Leitura: 3min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 11 de April de 2019

Ataques, invasões, vazamentos de dados, infecções… Esses são problemas sérios na vida de qualquer empresa e é preciso estar preparado para lidar com eles. Mas a verdade é que incidentes menores podem ser igualmente danosos, apesar de menos espetaculares.

Quando o fluxo normal de trabalho não flui, os prejuízos são imediatos, não é verdade? E esses bloqueios podem ser causados por fatores como: infraestrutura defasada, equipamento ineficiente ou até desperdício de tempo da equipe de TI. Saiba quais são os principais gargalos de um ambiente e de TI e veja como resolvê-los.

TI ineficiente

Uma dificuldade comum de empresas pequenas e médias é a eficiência da equipe de TI. É muito comum que profissionais fiquem ociosos por falta de demanda. Isso consome recursos preciosos que poderiam ser alocados na compra de equipamentos novos e melhores ou até para adquirir uma solução de segurança avançada. Uma ótima opção que não compromete seu orçamento, mas é altamente eficiente é terceirizar o serviço de tecnologia da informação. Ao contratar uma empresa especializada, você garante um atendimento de alta qualidade sem precisar gastar a mais por isso.

Veja também: Terceirizar ou contratar em TI: O que é melhor para o seu negócio?

Informações que se perdem

Um prejuízo devastador para um negócio é perder dados. Eles podem ser internos ou informações a respeito de clientes. O “desaparecimento” pode atrapalhar sua empresa porque compromete a eficiência (você vai ter o retrabalho de obter os documentos novamente). Exatamente por isso é necessário ter uma rotina estabelecida de backups frequentes. Mesmo que algum imprevisto ocorra (máquinas falhando, sendo invadidas, etc), esses dados não se perdem e podem ser facilmente recuperados.

Veja também: Proteção de dados na sua empresa: como fazer

Problemas no gerenciamento de dados

Diversas empresas dependem de sistemas de gerenciamento para que o trabalho aconteça sem interrupções. O problema é que muitos dos softwares utilizados estão ultrapassados e consomem recursos de processamento das máquinas, o que as deixa muito lentas. Você perde tempo e dinheiro. Hoje existem diversas soluções de gerenciamento que rodam online, o que significa que ocupam menos espaço e não sobrecarregam os computadores. Uma boa solução são os sistemas de gerenciamento online (ERP), que são muito úteis para negócios de todos os tamanhos.

Revisão de equipamentos

Outro fator que pouco se leva em conta quando estamos falando de TI é o desempenho geral das máquinas e dispositivos. Claro que é fácil perceber quando um computador para de funcionar. Mas saiba que mesmo máquinas lentas e menos eficientes podem comprometer o fluxo de trabalho da sua empresa.

É preciso sempre checar se as máquinas precisam de revisão. Muitas vezes, o problema é simples de resolver: uma limpeza de cache e cookies. Ou talvez seja o caso de atualizar o sistema operacional. Ou ainda esvaziar a lixeira. Sempre peça para a equipe de TI revisar os computadores. Você economiza dinheiro e não perde tempo.

Veja também:Vantagens de alugar equipamentos de TI

Gastos desnecessários

Por último, uma pequena ou média empresa pode acabar comprometendo uma parte significativa de seu orçamento com equipamentos que não são necessários. Manter um servidor, por exemplo, exige que a empresa tenha refrigeração adequada, um espaço separado e um gasto de energia elétrica alto.
Uma ótima opção é usar serviços de nuvem. Eles são mais baratos e não exigem manutenção. Além disso, os arquivos não necessitam de um equipamento físico para serem salvos, por isso essa ferramenta protege melhor seu trabalho.

Veja também: Tudo que você precisa saber antes de migrar seus dados para a nuvem

É preciso prestar atenção aos detalhes, não importa o tamanho da sua empresa. Felizmente, problemas pequenos são fáceis de resolver. Contanto que você preste atenção e saiba que eles existem!

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