Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

15 + 8 =

Quanto ganham os profissionais de TI?

[wtr-time]

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 25/08/2020

A pandemia do Covid-19 impactou empresas de todos os portes e setores, levando a um aumento do desemprego no país. O setor de TI não ficou imune a este movimento, especialmente em meio à expectativa de redução dos investimentos já destacadas por consultorias como a IDC.

Além disso, a desoneração da folha de pagamentos do setor de TI, que tornava as contratações mais baratas para as empresas, está sendo rediscutida pelo Congresso após veto do presidente Jair Bolsonaro — e pode não ser prorrogada após o fim do ano. 

Apesar das condições mais difíceis do mercado de trabalho, a importância dos profissionais de TI está mais clara do que nunca. Para aumentar suas chances de sobrevivência em meio à crise, as empresas precisam se tornar digitais, seja por meio do e-commerce para vendas, do trabalho remoto, ou de novas tecnologias, como a computação em nuvem. A batalha para diminuir gastos e aumentar a eficiência dos negócios necessariamente passa pela TI. 

É importante que os profissionais de TI tenham isso em mente tanto na hora de buscar uma recolocação no mercado quanto para negociar novas oportunidades que possam surgir neste período delicado.

Vale lembrar que, devido ao déficit de profissionais nas áreas de tecnologia no Brasil e a necessidade de qualificação, o setor normalmente tem uma média salarial mais alta que o restante do mercado. 

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o salário médio de serviços de alto valor e software é o mais alto do Brasil, atingindo R$ 4.314, ou seja, 2,2 vezes superior à média nacional. Além disso, a remuneração, que inclui benefícios comuns pagos para profissionais do setor, é 2,6 vezes superior à média nacional, somando R$ 4.961. 

Mas, como o próprio nome diz, a média é apenas uma base e pode variar de acordo com a função, o cargo, o nível de experiência e qualificação do funcionário e até a região do país onde a empresa está localizada. 

A empresa de recrutamento Robert Half traz um panorama abrangente sobre os salários de diversas áreas do setor de TI em seu Guia de Salários 2020. Confira os destaques abaixo para saber a remuneração dos cargos de gerência, desenvolvimento, big data e segurança da informação por nível de experiência (sendo 25 o menor e 95 o maior): 

Para quem quer progredir na carreira de TI, é importante se atentar para o desenvolvimento de habilidades que vão além da técnica, as chamadas soft skills. Segundo a Robert Half, as habilidades mais procuradas pelas empresas são domínio do inglês, agilidade,  foco em resultados, visão estratégica, boa comunicação e capacidade de se atualizar rapidamente. 

Em relação ao último tópico, como já abordamos aqui no blog da FastHelp, as certificações são um caminho excelente para aprender mais sobre tecnologias e produtos usados no dia a dia das empresas. Aproveite a quarentena para se aperfeiçoar e aumente suas chances!

Você também pode gostar de…

O que a TI pode aprender com a guerra na Ucrânia
O que a TI pode aprender com a guerra na Ucrânia

A guerra na Ucrânia é, sem sombra de dúvida, uma tragédia. Mas, além da crise humanitária criada pela destruição de cidades e morte de civis, o conflito também está ocorrendo em uma dimensão invisível, mas com potencial não menos destruidor: o ciberespaço.  Pela...

Conheça o SIEM, ferramenta que potencializa o SOC
Conheça o SIEM, ferramenta que potencializa o SOC

          Entre os profissionais de TI, existe o consenso de que quanto maior a visibilidade em um ambiente de TI, mais fácil é protegê-lo. Na prática, com estruturas espalhadas em servidores internos, plataformas de nuvem e os funcionários acessando a rede interna...

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!