Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

1 + 6 =

Resumo da Semana – 4ª Semana Nov.

Tempo de Leitura: 3min

Escrito por admin

Em 24 de November de 2017

Confira as principais notícias da 4ª semana de novembro: 

Uber vs. hackers

Na terça-feira, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, revelou que hackers roubaram dados de 57 milhões de usuários e motoristas do aplicativo de transportes. O ataque aconteceu em 2016, mas a gigante do Vale do Silício escondeu o episódio até agora. Nomes, e-mails e números de celular foram copiados pelos criminosos.

A empresa não informou quais, dos 84 em que ela está presente, foram afetados. A Uber, no entanto, afirma que não há evidências de que informações de cartão de crédito ou históricos de viagens tenham caído nas mãos dos hackers.

Os erros da Uber

Em primeiro lugar, o fato de a empresa ter mantido o ataque em segredo foi uma quebra de confiança em relação aos seus clientes. Isso faz com que a informação de que dados de cartão de crédito ficaram protegidos seja questionada. O segredo, além de anti-ético, pode ser interpretado como um crime estadual. Nos Estados Unidos, 47 dos 50 estados obrigam empresas que possuem dados pessoais de usuários a informar ao governo e à polícia qualquer cyber ataque.

Além disso, o então chefe de segurança da empresa, Joe Sullivan, teria pago 100 mil dólares para que os hackers apagassem uma cópia dos dados vazados. A negociação teria sido autorizada pelo então CEO da empresa, Travis Kalanick. Autoridades, no entanto, afirmam que a Uber agiu de maneira equivocada.

Neutralidade da rede

Nesta semana, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) informou sua intenção de acabar com as regras que determinam a “neutralidade na rede” dos Estados Unidos.

O que é neutralidade da rede?

Para usar uma analogia descrita pelo New York Times, o conteúdo online é organizado em “pequenos pacotes de dados”. Antes que esses pacotes cheguem ao seu computador, eles passam por um centro de processamento – as operadoras de internet. 

A neutralidade da rede impõe que todos os “pacotes” sejam entregues com a mesma velocidade, sem bloqueio ou restrições a determinados sites. Isso previne, por exemplo, que sites de streaming como Netflix sejam boicotados por operadoras que oferecem o próprio serviço de streaming.

E o que eu tenho a ver com isso?

Hoje, o usuário controla o que vê na internet. Mas sem a neutralidade da rede, as operadoras têm mais poder sobre os conteúdos que chegam aos assinantes. O governo Temer tem se mostrado favorável à extinção da neutralidade da rede no Brasil – que poderia impor a planos de internet residenciais e empresarias os mesmos limites de dados que hoje são impostos a pacotes de linha telefônica móvel.

Facebook vs. Russia

O Facebook foi informado que pode ser bloqueado na Rússia, a não ser que a empresa comece a armazenar seus dados em servidores do país. Segundo Alexander Zharov, chefe da instituição que regula as telecomunicações na Rússia, o governo vai se encontrar com representantes do Facebook em janeiro para encontrar uma solução.

A Rússia é hoje o nono maior mercado para o Facebook – ou seja, a empresa não pode se dar ao luxo de ser bloqueado. Mas usar servidores russos pode facilitar ataques de hackers do país europeu.

China cria o primeiro parque temático de realidade virtual

A demanda por entretenimento virtual levou a China a lançar seu primeiro parque temático de realidade virtual. O espaço de 134 hectares fica em Guiyang, no sul do país, e promete 35 atrações de realidade virtual – de jogos de ação a montanhas-russas.

O mercado de realidade virtual chinês deve crescer até 10 vezes nos próximos três anos, alcançando 8,5 bilhões de dólares.

Você também pode gostar de…

Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem
Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem

Em abril, o Congresso mudou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Em vez de agosto de 2020, a implementação passaria para janeiro de 2021. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 959/2020, adiando a vigência da lei ainda mais, para...

LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?
LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?

Após o Senado adiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de abril estende ainda mais o prazo — adiando a LGPD para 3 de maio de 2021. Ou seja, as empresas terão nove meses a mais...

Panorama Fast Help –  4 de Maio
Panorama Fast Help – 4 de Maio

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques:  Ataques e segurança Criminosos seguem se aproveitando do desespero causado...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!