Resumo da Semana – 3ª Semana Nov.

Tempo de Leitura: 4min

Escrito por admin

Em 17 de November de 2017

Confira o resumo da 3ª semana de novembro:

Cyber ataques

Hackers do grupo The Dark Overlord invadiram a rede de uma famosa clínica de cirurgia plástica na Inglaterra. Os criminosos roubaram informações pessoais dos pacientes da clínica. Segundo o grupo de hackers, isso inclui membros da família real britânica. Representantes da clínica afirmam que todas as providências para bloquear o acesso dos hackers e restaurar a segurança da rede já foram tomadas.
O The Dark Overlord é um grupo conhecido por roubar informações sensíveis e pedir resgate por elas. Em maio, o grupo invadiu os servidores da Netflix e liberou a quinta temporada da série “Orange is the new black”, após a empresa de streaming ter se negado a fazer um pagamento de 70 mil dólares em bitcoins.

Facebook vs. Revenge porn

O gigante da internet Facebook parece determinado a combater o chamado “pornô de vingança”. A rede começou a testar um sistema que permitirá aos usuários o compartilhamento de imagens íntimas de forma segura. O sistema consiste em identificar cada foto com um algoritmo, uma espécie de “impressão digital” para cada imagem. Esse algoritmo impediria o compartilhamento dessas imagens na rede social.
Apesar disso, a estratégia não conseguiria evitar o compartilhamento dessas imagens por meio de outras redes sociais, como o WhatsApp. Os testes estão sendo conduzidos na Austrália, onde o pornô de vingança tem se tornado um problema sério. Uma em cada cinco mulheres entre 19 e 45 anos já foi vítima desse tipo de agressão.

Falso WhatsApp

O aplicativo “Update WhatsApp” (atualize o WhatsApp) foi baixado por mais de 1 milhão de usuários em todo o mundo. O problema? Esse aplicativo é uma versão falsa da rede social. O falso app foi descoberto por um pesquisador da empresa de antivírus Avast. Segundo ele, a versão falsa foi criada com o propósito de exibir propagandas (o que não acontece no verdadeiro WhatsApp). Apesar disso, nenhum usuário que baixou o Update WhatsApp teve seus dados roubados – que se saiba até o momento.
Para evitar baixar versões falsas de aplicativos – que podem expor uma máquina a ataques maliciosos – o usuário deve usar apenas lojas de aplicativos oficiais.

Prejuízo milionário

A maior empresa de transporte marítimo do mundo, a dinamarquesa A.P. Moller-Maersk, registrou perdas entre 250 e 300 milhões de dólares no último trimestre, em função de um cyber ataque. A transportadora foi vítima do vírus Petya, um ransomware que criptografa os servidores e exige o pagamento de um resgate para a remoção do bloqueio. A empresa, no entanto, não informou se pagou ou não o resgate.

Internet das Coisas

Um sistema baseado no conceito de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) vem sendo instalado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ele inclui o monitoramento da entrada e saída de funcionários e prestadores de serviço em áreas restritas e de veículos no pátio de pouso e decolagem. O novo sistema deve trazer ganhos no dia a dia, como dar mais agilidade na hora de localizar o ônibus mais próximo para levar passageiros para o avião quando necessário, segundo a administração do aeroporto.
O novo sistema de monitoramento é resultado de um contrato de concessão de quatro áreas (pátio, acesso ao terminal, embarque e desembarque e de bagagens) para as empresas de tecnologia GPT e Eazycomm.

Fake News

O volume de notícias falsas publicadas na internet (as famosas ‘fake news’) não representam apenas um perigo sob o ponto de vista da informação. Segundo a empresa de segurança SecureSet, as notícias falsas são o último vetor de ataque de engenharia social e atividades de hacking. A introdução de malwares incorporados em imagens, links e downloads em fake news, e-mail ou site de mídia social deve se tornar cada vez mais preocupante para as organizações. 
Essas táticas não são mais o único espaço das organizações criminosas ou de spammers, mas agora são usadas pelos estados nacionais para atacar ou disseminar propaganda, sistemas de compromisso, causar dano físico ou realizar espionagem.

Você também pode gostar de…

Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem
Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem

Em abril, o Congresso mudou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Em vez de agosto de 2020, a implementação passaria para janeiro de 2021. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 959/2020, adiando a vigência da lei ainda mais, para...

LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?
LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?

Após o Senado adiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de abril estende ainda mais o prazo — adiando a LGPD para 3 de maio de 2021. Ou seja, as empresas terão nove meses a mais...

Panorama Fast Help –  4 de Maio
Panorama Fast Help – 4 de Maio

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques:  Ataques e segurança Criminosos seguem se aproveitando do desespero causado...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

PROMOÇÃO KASPERSKY PARA EMPRESAS DA SAÚDE

Nossa parceira Kaspersky está com uma iniciativa para proteger quem trabalha com saúde nesse momento de crise. Estamos com diversas soluções para a segurança do ambiente digital com um preço especial.


CONTATO

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!