Redundância, disponibilidade e redução de custos com links:
Virtualizando redes com SD-WAN
Conheça os benefícios da melhor solução para rede corporativa.
Conteúdo
Overview
Vamos descomplicar as vantagens de optar por uma rede corporativa com a tecnologia SD-WAN. Demostraremos como a solução apresentada pela Fortinet é excelente para pequenas, médias e grandes empresas.
Redes WAN: segurança e conectividade, mas com alto custo
Popularmente conhecidas como redes que se comunicam com redes externas, estas tecnologias
são fundamentais para empresas que querem ambientes seguros, sem contato com a internet. Para isso, utilizam a tradicional conexão por mecanismo de transporte de arquivos de multimídia MPLS, ou então contratam links dedicados de operadoras.
No entanto, ambas as opções são bastante caras. No caso dos links dedicados, além de serem naturalmente mais caros, muitas vezes é difícil achar cobertura de mais de uma empresa e, nas regiões mais remotas, muitas vezes o acesso se dá apenas por 4G. Como resultado da oferta restrita, os preços sobem e os serviços da empresa ficam à mercê de disrupções.

Outro problema encontrado pelos usuários de redes WAN é que é difícil configurá-las e gerenciá-las: afinal, imagine ter que montar uma rede do zero a cada vez que uma varejista inaugura uma nova loja. Com isso, a WAN não consegue escalar o suficiente para suprir as necessidades da TI moderna, principalmente em empresas que estão começando a adotar aplicações em nuvem.
SD-WAN: virtualizando para solucionar desafios

Redes SD-WAN – ou WAN definidas por softwares – são soluções de virtualização conhecidas popularmente como “redes construídas sobre redes”, pois aproveitam protocolos de tunelamento de arquiteturas de redes já existentes utilizando conexões mais baratas, como 4G.
A virtualização pode acontecer tanto por aparelhos de hardware quanto via máquinas virtuais, dependendo da necessidade do cliente e da solução escolhida.
Entre as principais vantagens, a solução de SD-WAN permite que o cliente construa sua rede interna sobre redes de banda larga comuns e acople mais de um link à rede. Desta forma, se houver uma interrupção, o sistema como um todo seguirá funcionando.
Além disso, a SD-WAN prioriza o tráfego de acordo com a potência do link, escolhendo sempre a melhor conexão para transportar os dados.
Ela também consegue escalar de forma automática, melhorando a performance dos serviços e evitando disrupções. Pensando em um exemplo prático, para conectar uma nova loja à rede corporativa, a equipe de TI de uma varejista precisaria apenas conectar a solução de SD-WAN à internet para que a unidade esteja dentro do sistema: ou seja, sem configuração manual e com uma probabilidade muito menor de erros.
Vale lembrar que, como a função da SD-WAN é se conectar de forma segura a outras redes, ela é perfeita para fazer uma ponte veloz e segura entre empresas que estão adotando uma estratégia de nuvem híbrida, armazenando seus arquivos em nuvens privadas ou grandes provedores, e as localidades onde os dados são produzidos.
Porque adotar uma SD-WAN?
Garantindo a segurança de redes SD-WAN
Assim como qualquer solução de TI, redes SD-WAN mal configuradas ou desprotegidas podem estar sujeitas a vulnerabilidades. Para evitar problemas na compatibilidade de diferentes software/hardware entregues por vários fabricantes e garantir redes seguras por padrão, é interessante escolher soluções que já venham com funcionalidades de segurança embutidas, como a Fortinet Secure SD-WAN.
Ela já tem embutido o next-generation firewall (NGFW) da Fortinet, funções de VPN e até mesmo funções self-healing. Além disso, a Fortinet oferece SD-WAN nas opções de máquinas virtuais ou em appliances de hardware, dependendo da necessidade do cliente. Neste último caso, como a solução já inclui um NGFW, muitas vezes um pequeno aparelho é suficiente para substituir diversos outros com outras soluções.
A SD-WAN pode ser adotada por empresas de qualquer porte, mas para evitar transtornos futuros com a troca de equipamentos conforme a companhia cresce, vale a pena contar com o apoio de um fabricante que tenha soluções disponíveis para empresas de diversos tamanhos e segmentos. Como líder no mercado, a Fortinet tem soluções que se adaptam às necessidades de cada companhia, como a quantidade de links desejados, a quantidade de usuários de rede, tipo de negócios e o tamanho do tráfego de dados.
Também é importante lembrar que, por mais automatizadas que sejam as redes SD-WAN – por exemplo, a Fortinet Secure SD-WAN pode ser gerida através de um único painel – sem uma equipe dedicada a monitorar e garantir o bom funcionamento das redes, elas se tornam mais vulneráveis. A FastHelp oferece serviços gerenciados com suporte de analistas 24/7, o que garante a proteção contínua da sua rede.
Diferenciais da SD-WAN da Fortinet
Conheça a Fortinet
Conheça a FastHelp
Fundada em 2003, a FastHelp é referência em segurança da informação para empresas de todo o Brasil e também para o setor público. Essa história de sucesso começou no Distrito Federal, mas logo a empresa passou a atuar em vários estados. Hoje são mais de 200 clientes em todo o país.