Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

1 + 6 =

Redundância, disponibilidade e redução de custos com links:

Virtualizando redes com SD-WAN

Conheça os benefícios da melhor solução para rede corporativa.

Overview

Vamos descomplicar as vantagens de optar por uma rede corporativa com a tecnologia SD-WAN. Demostraremos como a solução apresentada pela Fortinet é excelente para pequenas, médias e grandes empresas.

Redes WAN: segurança e conectividade, mas com alto custo

Por trás dos sistemas internos de varejistas, bancos e demais empresas que precisam conectar escritórios ou filiais aos sistemas hospedados nos datacenters da matriz está a tecnologia de redes WAN.

Popularmente conhecidas como redes que se comunicam com redes externas, estas tecnologias
são fundamentais para empresas que querem ambientes seguros, sem contato com a internet. Para isso, utilizam a tradicional conexão por mecanismo de transporte de arquivos de multimídia MPLS, ou então contratam links dedicados de operadoras.

No entanto, ambas as opções são bastante caras. No caso dos links dedicados, além de serem naturalmente mais caros, muitas vezes é difícil achar cobertura de mais de uma empresa e, nas regiões mais remotas, muitas vezes o acesso se dá apenas por 4G. Como resultado da oferta restrita, os preços sobem e os serviços da empresa ficam à mercê de disrupções.

Outro problema encontrado pelos usuários de redes WAN é que é difícil configurá-las e gerenciá-las: afinal, imagine ter que montar uma rede do zero a cada vez que uma varejista inaugura uma nova loja. Com isso, a WAN não consegue escalar o suficiente para suprir as necessidades da TI moderna, principalmente em empresas que estão começando a adotar aplicações em nuvem.

SD-WAN: virtualizando para solucionar desafios

Redes SD-WAN – ou WAN definidas por softwares – são soluções de virtualização conhecidas popularmente como “redes construídas sobre redes”, pois aproveitam protocolos de tunelamento de arquiteturas de redes já existentes utilizando conexões mais baratas, como 4G.

A virtualização pode acontecer tanto por aparelhos de hardware quanto via máquinas virtuais, dependendo da necessidade do cliente e da solução escolhida.

Entre as principais vantagens, a solução de SD-WAN permite que o cliente construa sua rede interna sobre redes de banda larga comuns e acople mais de um link à rede. Desta forma, se houver uma interrupção, o sistema como um todo seguirá funcionando.
Além disso, a SD-WAN prioriza o tráfego de acordo com a potência do link, escolhendo sempre a melhor conexão para transportar os dados.

Ela também consegue escalar de forma automática, melhorando a performance dos serviços e evitando disrupções. Pensando em um exemplo prático, para conectar uma nova loja à rede corporativa, a equipe de TI de uma varejista precisaria apenas conectar a solução de SD-WAN à internet para que a unidade esteja dentro do sistema: ou seja, sem configuração manual e com uma probabilidade muito menor de erros.

Vale lembrar que, como a função da SD-WAN é se conectar de forma segura a outras redes, ela é perfeita para fazer uma ponte veloz e segura entre empresas que estão adotando uma estratégia de nuvem híbrida, armazenando seus arquivos em nuvens privadas ou grandes provedores, e as localidades onde os dados são produzidos.

Porque adotar uma SD-WAN?

A SD-WAN permite a substituição de circuitos MPLS ou links dedicados por banda larga, reduzindo os custos drasticamente
Redes SD-WAN acoplam vários links de internet, garantindo redundância
A possibilidade de usar várias conexões aumenta a largura de banda e reduz o custo de propriedade
Em redes WAN tradicionais é preciso reconfigurar os aparelhos de hardware subjacentes a cada mudança, o que não é necessário com a SD-WAN devido à automação zero-touch
Pode ser usada para conectar unidades da empresa a nuvens públicas ou privadas
Segundo a consultoria Gartner, até 2024, 60% das empresas terão adotado a SD-WAN para aumentar a agilidade e o suporte a aplicações em nuvem, ante menos de 20% em 2019

Garantindo a segurança de redes SD-WAN

Assim como qualquer solução de TI, redes SD-WAN mal configuradas ou desprotegidas podem estar sujeitas a vulnerabilidades. Para evitar problemas na compatibilidade de diferentes software/hardware entregues por vários fabricantes e garantir redes seguras por padrão, é interessante escolher soluções que já venham com funcionalidades de segurança embutidas, como a Fortinet Secure SD-WAN.

Ela já tem embutido o next-generation firewall (NGFW) da Fortinet, funções de VPN e até mesmo funções self-healing. Além disso, a Fortinet oferece SD-WAN nas opções de máquinas virtuais ou em appliances de hardware, dependendo da necessidade do cliente. Neste último caso, como a solução já inclui um NGFW, muitas vezes um pequeno aparelho é suficiente para substituir diversos outros com outras soluções.

A SD-WAN pode ser adotada por empresas de qualquer porte, mas para evitar transtornos futuros com a troca de equipamentos conforme a companhia cresce, vale a pena contar com o apoio de um fabricante que tenha soluções disponíveis para empresas de diversos tamanhos e segmentos. Como líder no mercado, a Fortinet tem soluções que se adaptam às necessidades de cada companhia, como a quantidade de links desejados, a quantidade de usuários de rede, tipo de negócios e o tamanho do tráfego de dados.

Também é importante lembrar que, por mais automatizadas que sejam as redes SD-WAN – por exemplo, a Fortinet Secure SD-WAN pode ser gerida através de um único painel – sem uma equipe dedicada a monitorar e garantir o bom funcionamento das redes, elas se tornam mais vulneráveis. A FastHelp oferece serviços gerenciados com suporte de analistas 24/7, o que garante a proteção contínua da sua rede.

Diferenciais da SD-WAN da Fortinet

A SD-WAN da Fortinet é a única do mercado que tem segurança de um NGFW já embutida, o que aumenta ainda mais a proteção
Reduz o tempo de implantação de semanas para minutos
O sistema de gerenciamento Fortimanager permite que os administradores de redes toda a SD-WAN em um só painel, reduzindo a complexidade
A Gartner diz que empresas de todos os portes e setores deveriam considerar soluções da SD-WAN da Fortinet, “especialmente quando precisam de funcionalidades de segurança robustas e embutidas”. A consultoria classificou a Fortinet como uma desafiante do mercado de SD-WAN, ou seja, uma empresa que demonstrou execução contínua no mercado e tem uma viabilidade clara e de longo prazo

Conheça a Fortinet

Fundada em 2000, em SunnyVale, Califórnia, a Fortinet é uma empresa especializada em cibersegurança para empresas e governos e hoje conta com 450 mil clientes em todo o mundo. A Fortinet trabalha com o conceito de tecido de segurança, com diversas soluções para proteger as empresas e em especial suas redes. Seu principal produto é o NGFW corporativo FortiGate.

Conheça a FastHelp

Fundada em 2003, a FastHelp é referência em segurança da informação para empresas de todo o Brasil e também para o setor público. Essa história de sucesso começou no Distrito Federal, mas logo a empresa passou a atuar em vários estados. Hoje são mais de 200 clientes em todo o país.

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!