Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

7 + 8 =

O que são sistemas IPS e como podem fortalecer a cibersegurança da sua empresa

[wtr-time]

Escrito por admin

Em 24 de September de 2021

O aumento impressionante de invasões a redes corporativas nos últimos anos deixou claro que não basta adotar medidas de mitigação de danos. É preciso estar à frente dos criminosos virtuais, bloqueando o acesso à rede corporativa antes que os prejuízos ocorram. 

Os Sistemas de Prevenção de Intrusão (IPS) são uma ferramenta de grande valia para as equipes de segurança da informação que querem fortalecer suas estratégias de cibersegurança. Esses dispositivos monitoram o tráfego de rede das empresas em busca de invasores que possam ter se aproveitado quaisquer brechas ou vulnerabilidades para tentar tomar o controle de uma aplicação (e os dados armazenados nela) ou interromper serviços.

Mediante a configuração prévia de regras, o IPS é capaz de analisar padrões de atividades maliciosas na rede e bloqueá-las antes que causem dano, agindo como uma primeira linha de defesa e evitando a sobrecarga de outros sistemas, como o firewall.

Tradicionalmente, os sistemas IPS analisam as assinaturas de ataques já registrados ou de vulnerabilidades nos programas que eles estão protegendo para identificar anomalias. Outra opção disponível é a comparação entre tráfegos de rede com médias de performance normais, para identificar anomalias.

Caso algum incidente ocorra, o IPS atua para bloquear a invasão, comunicá-la à equipe de cibersegurança e até mesmo restabelecer a conexão. Esse comportamento proativo é a principal diferença entre ele e seu predecessor, o Sistema de Detecção de Intrusão (IDS), que apenas alerta os administradores de sistemas sobre problemas e fornece relatórios.

A proatividade do IPS permite que as equipes ganhem tempo para agir, se necessário, o que pode fazer toda a diferença em um cenário em que os hackers têm adotado estratégias fulminantes. 

Soluções modernas de IPS já são integradas às soluções de segurança mais completas, como o Next Generation Firewall, e têm funções complexas. A solução de IPS da McAfee, que é oferecida pela FastHelp, pode ser conectada a outros produtos de cibersegurança, facilitando a integração. Ela também permite a proteção de ambientes de nuvem pública e atua de forma escalável, evitando gargalos e otimizando a performance.

Já produtos como o Threat Prevention, da Palo Alto, que também é oferecido pela Fast Help, vão além e ainda permitem que o usuário customize as funcionalidades de prevenção de intrusão de acordo com as necessidades da empresa, podendo até mesmo inserir regras de formatos open source como Snort e Suricata.

Incluir produtos proativos como esse, que previnem invasões em vez de apenas remediá-las, certamente fará a diferença na sua estratégia de cibersegurança, seja em ganhos de performance ou, evitando vazamentos ou ataques catastróficos, como o ransomware. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre sistemas IPS?

Nossa equipe terá o maior prazer em explicar todos os detalhes, entre em contato!

Você também pode gostar de…

Por que contratar um MSP pode tornar sua empresa mais segura?
Por que contratar um MSP pode tornar sua empresa mais segura?

Com a adoção do trabalho remoto e o crescimento de ameaças cibernéticas como o ransomware, equipes de TI do mundo todo estão se desdobrando para possibilitar a continuidade das operações e, ao mesmo tempo, proteger os ambientes internos dos hackers.  Ainda que essas...

FastHelp está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil
FastHelp está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

A FastHelp está em festa, celebrando com seus colaboradores, clientes e parceiros o selo Great Place to Work conquistado. Este selo atesta sua posição como uma empresa que coloca seus colaboradores em primeiro lugar. O reconhecimento coroa um esforço de anos para...

Quanto ganham os profissionais de TI?
Quanto ganham os profissionais de TI?

A pandemia do Covid-19 impactou empresas de todos os portes e setores, levando a um aumento do desemprego no país. O setor de TI não ficou imune a este movimento, especialmente em meio à expectativa de redução dos investimentos já destacadas por consultorias como a...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!