Solicitar Contato

Iremos retornar seu contato em 24h!

1 + 6 =

5 tecnologias essenciais para o seu negócio

Tempo de Leitura: 5min

Escrito por admin

Em 16 de July de 2018

Hoje em dia, não faz mais sentido dizer que o mundo é um na internet e outro fora dela. Desde que os smartphones passaram a fazer parte de nossas vidas, o ambiente virtual e o físico se confundem cada vez mais. As pessoas passaram a usar a rede para fazer atividades que antes faziam presencialmente, como pagar contas e fazer compras.

O mesmo aconteceu com os negócios, é claro. Plataformas digitais substituíram processos que antes eram feitos à mão, otimizaram e aceleraram o que anteriormente demorava horas e dias. E a tecnologia deixou de ser coisa só de especialistas em TI e passou a fazer parte da vida de todos os tipos de profissões e de áreas de empresas. Não há mais como fugir do fato de que dependeremos de ferramentas e plataformas digitais para administrar nossas vidas e negócios.

Portanto, a tecnologia deixou de ser um luxo e coisa de filmes de ficção científica e passou a ser um item indispensável para executar as tarefas de maneiras mais eficiente e com custo menor. Por isso, é preciso ficar de olho nas ferramentas essenciais que todo negócio deve ter para ser competitivo em um mundo cada vez mais dependente da internet, dos computadores e do mundo digital.

Veja a seguir cinco tecnologias que seu negócio precisa ter para continuar a crescer e prosperar.

1. Big Data

Esse é um termo que ficou popular nos últimos anos e entrou na moda. Mas o que ele significa? Literalmente, quer dizer “muitos dados”, ou até grande quantidade de dados. Na realidade, a análise de dados não tem nenhuma novidade. A grande inovação é que agora, com ferramentas tecnológicas à disposição, temos a possibilidade de coletar quantidades de dados antes inimagináveis.

Informações geradas por interações e o relacionamento com seus clientes ficam armazenadas para que você possa usá-las para fazer diagnósticos no seu negócio ou melhorar suas atividades.

Mas, para conseguir fazer isso, é preciso ter bons métodos de análise desse mundo de informação. Por isso, é preciso escolher uma ferramenta que seja capaz de receber os dados e fornecer insights que sejam úteis para o seu negócio. Mais importante do que apenas coletar informações e fazer relatórios, a ferramenta precisa contar com uma inteligência anterior, um planejamento, para que os resultados sejam úteis e ajudem sua empresa.

Portanto, antes de apenas seguir a moda do Big Data, certifique-se de que ele pode mesmo ajudar você e, mais importante, como pode ajudar.

2. Variedade de canais

Antigamente, o relacionamento de uma empresa com seus clientes era restrito a alguns poucos canais. Uma loja, um número de telefone ou até um endereço, através do qual era possível se comunicar com cartas. O cenário mudou radicalmente nos últimos anos.

É possível criar múltiplos desses canais, por onde a empresa e o cliente podem fazer transações, lidar com o pós-venda, com reclamações e outras demandas.

Pouco importa a área de atuação do seu negócio, atualmente qualquer estratégia de negócio precisa levar em conta os diferentes canais e ferramentas disponíveis. Eles são importantes para manter sua empresa competitiva, claro, mas também para que seu serviço seja ágil e deixe os clientes satisfeitos.

Os consumidores procuram atendimento rápido e eficiente, seja no e-commerce, aplicativo, e-mail, troca de mensagens ou redes sociais. Empresas têm de ficar atentas para perceber quais são as melhores plataformas de atendimento e sempre estar perto dos clientes.

3. Inteligência artificial

A inteligência artificial é outra ferramenta que parece algo saído de um filme e que está fora do alcance das pessoas comuns. Mas a realidade é que ela está cada vez mais presente em nossas vidas e deve estar nos planos de qualquer negócio que queira se manter competitivo nos próximos anos. Diversas ferramentas comuns, como os assistentes de smartphones e smart homes, já usam essa tecnologia para melhorar e personalizar a experiência dos clientes.

Embora desenvolver ferramentas de IA seja uma tarefa ainda complexa, hoje já existem diversas soluções disponíveis para que qualquer negócio aproveite os benefícios e capacidades da inteligência artificial. Apenas 20% das empresas no mundo usa essa inteligência em seus negócios, mas a tendência é que o número aumente a cada ano.

Todo ano, US$ 30 bilhões são investidos em pesquisa e desenvolvimento nessa área, valor que mostra que o potencial da IA ainda não foi totalmente alcançado.

4. Estoque inteligente

Empresas que trabalham com vendas de produtos físicos precisam ter um controle bastante rígidos de seus estoques, especialmente se trabalham com vendas na internet. Rapidez e controle em tempo real são extremamente necessários para que as operações de venda ocorram de maneira eficiente e satisfatória para os clientes.

Existem hoje em dia diversas soluções de controle de estoque inteligentes, que facilitam o processo de levantar inventários e permitem que isso seja feito de maneira instantânea. Uma das principais novidades nessa área é a RFID, uma etiqueta que é colocada em cada item e permite o rastreamento instantâneo do produto.

Uma grande vantagem de ter um controle em tempo real do que foi ou não vendido é poder mudar estratégias em curso ou mesmo criar de acordo com o que está sendo percebido e diagnosticado pelo controle de estoque inteligente.

5. Novas formas de pagamento

Um campo que tem visto grandes transformações nos últimos anos é o setor bancário e de pagamentos. Novas empresas, as chamadas fintechs, têm criado soluções bancárias para facilitar e agilizar a vida de clientes, mas também das empresas.

A começar pelas máquinas de pagamento, existem diversas possibilidades inovadoras que podem ser incorporadas ao seu negócio para oferecer mais opções aos clientes e aumentar suas vendas. Pagamentos on-line hoje não precisam mais ser feitos apenas com cartões de crédito, como também com ferramentas exclusivamente on-line, que aumentam a segurança das operações.

Em primeiro lugar, é preciso desenhar um perfil do cliente e suas necessidades, para então implementar novas formas de pagamento. Já existem negócios que aceitam, por exemplo, bitcoins como forma de pagamento, mostrando que é necessário estar em sintonia com as novas tecnologias disponíveis.

Você também pode gostar de…

Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem
Congresso decide que LGPD vale para 2020, mas dúvidas permanecem

Em abril, o Congresso mudou a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Em vez de agosto de 2020, a implementação passaria para janeiro de 2021. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória 959/2020, adiando a vigência da lei ainda mais, para...

LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?
LGPD é adiada para maio de 2021. O que muda para a sua empresa?

Após o Senado adiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de abril estende ainda mais o prazo — adiando a LGPD para 3 de maio de 2021. Ou seja, as empresas terão nove meses a mais...

Panorama Fast Help –  4 de Maio
Panorama Fast Help – 4 de Maio

Este é o Panorama FastHelp, seu resumo semanal com tudo o que acontece de mais importante sobre Tecnologia da Informação e Cibersegurança no Brasil. Confira nossos principais destaques:  Ataques e segurança Criminosos seguem se aproveitando do desespero causado...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato conosco

You have Successfully Subscribed!

Política de Privacidade

Este site usa cookies para fornecer seus serviços e melhorar sua experiência no site. Ao utilizar nosso portal, você concorda com o uso de cookies e nossa política de privacidade.

You have Successfully Subscribed!