Terceirizar ou contratar em TI: O que é melhor para o seu negócio?

Tempo de Leitura: 3min

Escrito por Natália Scalzaretto

Em 7 de February de 2019

Não é de hoje que falamos aqui no blog da Fast Help sobre as vantagens de sua empresa ter profissionais dedicados a cuidar da tecnologia da informação. Com uma equipe preocupada apenas em TI, você garante a qualidade e a estabilidade das ferramentas tecnológicas usadas em seu negócio.

A esmagadora maioria dos empreendimentos empresariais de hoje dependem de alguma forma de tecnologia, seja internet, computadores, outros dispositivos, redes, ferramentas de nuvem, etc. Por isso, não há como escapar: ter profissionais capacitados para atender demandas rotineiras e emergências não é um luxo, mas uma parte básica da sobrevivência de uma empresa.

Dito isso, você provavelmente está na dúvida: como devo trazer esses profissionais para o meu negócio? O melhor é contratá-los? Ou um serviço terceirizado dá conta de minhas necessidades? A seguir, você vai aprender a analisar suas necessidades e fazer a escolha certa.

Comece com um diagnóstico

Antes de mais nada, você precisa ter clareza a respeito do tamanho da sua empresa, o número de dispositivos usados, quantos são necessários, qual é a infraestrutura disponível e outros dados que deem uma ideia do quanto a tecnologia da informação é usada e o quanto ela interfere, de forma negativa ou positiva, no dia a dia da companhia. Com esses dados em mãos, será mais fácil perceber qual tipo de solução é necessária para você.

Vantagens e desvantagens de um terceirizado

Pode ser que você perceba que talvez seja melhor não contratar funcionário de TI internamente e usar um serviço terceirizado. Muito bem. Optar por isso dá flexibilidade, já que os profissionais poderão te atender na hora em que você precisa. Os custos também costumam ser menores, o que é um atrativo importante.

Na parte negativa estão o fato de que esse profissional apenas fará algo se for acionado pela empresa e de que o atendimento não será tão personalizado (empresas de TI têm outros clientes).

Contratado: prós e contras

É claro que sempre há a opção de contratar profissionais de TI e tê-los no time de funcionários. Isso traz algumas vantagens, como: o especialista conhecerá muito bem o ambiente e a infraestrutura, o que pode poupar tempo nos atendimentos; esse profissional poderá fazer uma manutenção preventiva detalhada, já que estará todos os dias lidando com o que já conhece; além disso, ele estará sempre disponível para resolver problemas.

As desvantagens são, claro, o alto custo de contratar um profissional full-time, o risco de que seu tempo não seja todo aproveitado, e problemas de motivação.

Como escolher o melhor para mim?

Agora que você sabe das vantagens e desvantagens, vai perguntar: qual opção é a melhor? Depende muito do tamanho do seu negócio e como é a relação das atividades da empresa com a tecnologia. Em geral, grandes empresas (de todas as áreas), que têm uma reputação a zelar, lidam com grandes quantidades de dinheiro e têm muito a perder, devem contratar profissionais especializados full-time. Isso garante que toda e qualquer necessidade receberá atenção imediata e sob medida.

Já os pequenos empresários, negócios que dependem pouco da tecnologia para funcionar, que não lidam com dados sigilosos, podem optar por um serviço terceirizado. Nesse caso, a necessidade de atendimento será ocasional. Uma boa empresa terceirizada, como a Fast Help, pode ajudar a resolver os principais problemas que eventualmente ocorrerem de maneira rápida e eficiente, sem aumentar demais os custos da operação.

Por isso, pense bem e escolha o que é o melhor para sua empresa. Cuidar de seu negócio é também cuidar da tecnologia da informação que ajuda ele a acontecer de maneira mais rápida, barata e eficiente.

Veja também:
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6 bons motivos para terceirizar serviços em TI

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